Luciano Hang é convocado para depor na CPI

Luciano Hang é convocado para depor na CPI
Foto: Divulgação

Thursday, 01 July 2021

Seus advogados avaliam habeas corpus.

O empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da Havan, quer depor na CPI da Covid. Depois de ter sua convocação aprovada ontem pelos senadores, Hang disse aos seus advogados que pretende responder aos questionamentos dos parlamentares. A defesa do empresário, no entanto, avalia apresentar um pedido de habeas corpus para que ele tenha o direito de permanecer em silêncio em eventuais situações que não queira se posicionar. A decisão deve ser tomada nos próximos dias.

A coluna já informou que os senadores também devem pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal de Hang. O objetivo é investigar se ele pagou sites e serviços de propagação de fake news relacionadas à Covid-19. A comissão quer apurar quem bancou a disseminação de remédios como cloroquina para combater a doença, quando a ciência já havia comprovado a sua ineficácia. Também pretendem investigar sua ligação com o “gabinete paralelo” da Saúde, que orientava o presidente Bolsonaro sobre a pandemia.

Nesta semana, uma outra frente entrou na mira da CPI. Os integrantes do G7, grupo majoritário da comissão, também quer saber a relação do empresário com a Belcher Farmacêutica. A empresa foi a intermediária da negociação com o governo para a compra de 60 milhões de doses da vacina chinesa Cansino. Em março, Wizard e Luciano Hang fizeram uma live com Emanuel Catori, sócio da Belcher Farmacêutica. Na transmissão, ele foi apresentado apenas como Emanuel e disse ter 8 milhões de doses de vacinas para vender a empresas privadas. Não especificou, porém, qual seria o imunizante.

Em nota, Hang disse que recebeu com “tranquilidade” a informação de que será convocado na CPI da Covid e disse que está com “a consciência limpa”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE