MBL convoca manifestações contra Bolsonaro para 12 de setembro

MBL convoca manifestações contra Bolsonaro para 12 de setembro
Foto: Divulgação

Monday, 12 July 2021

Novo, Vem pra Rua e Livres apoiam; presidente do PSL de São Paulo estava presente

O MBL (Movimento Brasil Livre) divulgou nesta 5ª feira (8.jul.2021) a data das manifestações que promoverá contra o presidente da República, Jair Bolsonaro: 12 de setembro. Não foram divulgadas as cidades onde os atos serão realizados.

A divulgação foi em pronunciamento no Salão Verde da Câmara. Além do MBL, estavam presentes representantes do partido Novo e dos movimentos Vem pra Rua e Livres.

“Manifestação pelo impeachment do presidente”, disse o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP), nome mais conhecido do MBL. “A gente considera que são inaceitáveis as inúmeras traições e sabotagens que o presidente da República tem feito desde sua eleição”, declarou.

Ele citou supostos casos de corrupção e o número de mortos da pandemia, entre outros pontos, como motivo para as manifestações. Ele afirma que no dia do ato a vacinação estará avançada, reduzindo as chances de os participantes contraírem o coronavírus.

Já há protestos contra Jair Bolsonaro sendo realizados. Mas esses são convocado por forças de esquerda, enquanto os movimentos que convocaram atos para 12 de setembro são de direita.

O MBL surgiu em 2013, quando houve grandes manifestações no país com pauta difusa. Depois, ganhou relevância durante o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

As forças políticas participantes do ato divulgado nesta 5ª são antipetistas. Pesquisa PoderData divulgada na 4ª feira (7.jul.2021) mostrou que o PT é o partido mais bem posicionado na disputa pelo Planalto no cenário atual.

O petista tem 43% das intenções de voto contra 29% de Jair Bolsonaro. Nenhum dos outros nomes testados (Ciro Gomes, João Doria e Luiz Henrique Mandetta) passou de 6%.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE