O fenômeno Jair Bolsonaro em Blumenau

O fenômeno Jair Bolsonaro em Blumenau
Foto: Ricardo Latorre

Tuesday, 23 May 2017

O deputado reuniu 3 mil pessoas no novo pavilhão do Parque Vila Germânica e, como não poderia deixar de ser, falou sobre nióbio.

Na sexta-feira (19/05) o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) – odiado por uns, idolatrado por outros e imortalizado como memes sobre o ‘Bolsomito’ – esteve em Blumenau.

Tendo passado anteriormente por Florianópolis, Joinville e Jaraguá do Sul, o deputado lotou a Vila Germânica. Foram, de acordo com os cálculos da Polícia Militar, aproximadamente 3 mil pessoas recepcionando o parlamentar que definiu a cidade como “simpática e acolhedora”.

Em sua fala teceu duras críticas ao Governo Federal atual, bem como ao anterior petista e mesmo ao tucano, que terminou há quase 20 anos. Ao relembrar sua homenagem ao coronel Carlo Alberto Brilhante Ustra, o deputado fez os participantes irromperem em brados de “Ustra, Ustra”, considerado torturador pela esquerda (que considera Che Guevara um herói).

Bolsonaro não afirma oficialmente ser candidato à próxima eleição presidencial por conta do TSE, mas sua ‘palestra’ estava mais parecendo um comício – com direito a pessoas tentando invadir o palco – e ele, alçado ao patamar de popstar.

Trazido pelo também deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB), ele dividiu o palco com o delegado regional da Polícia Civil Rodrigo Marchetti, com o comandante do 10° Batalhão de Polícia Militar Jefferson Schmidt e com o empresário Otto Vieira, dono de uma das mais tradicionais lojas de artigos para caça e pesca da cidade.

Como não podia deixar de ser, ele citou o nióbio – que sempre cita, como lembrou o comediante genial Klaus Aires Alves em uma excelente sketch cômico demonstrado abaixo – e também falou sobre o BNDES, que vinha sendo usado como galinha dos ovos de ouro de empresários com influência política.

Ao final de sua fala, ele foi vestido com uma faixa presidencial. Neste momento o público ‘explodiu’ em brados de “mito” e invadiu o palco para tentar fazer selfies com o ídolo. O assédio foi tamanho que ele precisou sair por uma rota alternativa sob escolta.

Do lado de fora, na chuva, ainda tirou centenas de selfies com celulares que surgiam a sua frente enquanto tentava entrar no carro, totalmente cercado pela multidão. Ele pegava os celulares, fotografava e devolvia, mesmo que às vezes ficasse confuso encontrar a relação entre dono/aparelho em meio ao imenso emaranhado de braços. Também deu muitos autógrafos.

Duas coisas são inegáveis: gostando dele ou não, todos são obrigados a admitir que Jair Messias Bolsonaro tem lutado praticamente sozinho contra um Sistema quebrado; e sua popularidade é algo realmente ensandecedor. Ainda mais se considerarmos a descrença política atual.

Contudo a grande parte dos milhares de presentes era composto por policiais ou por jovens com menos de 16 anos. Então é quase seguro afirmar que ‘Bolsonaro 2018’ é uma realidade bastante improvável, mas se continuar nesse ritmo, ‘Bolsonaro 2022’ poderá ser uma certeza.

O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) não esteve presente para recepcionar o ilustre visitante, mas essa ausência tem sido cada vez maior desde sua citação na ‘Lava-jato’.

Bolsonaro deve retornar ao Vale do Itajaí no segundo semestre ainda deste ano para visitar Brusque, Itajaí e Rio do Sul, possivelmente voltando a Blumenau, Joinville e Florianópolis onde já viu ter uma grande aceitação e, certamente, para falar mais vezes sobre nióbio.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE