Centrão vai com Bolsonaro até o fim

Centrão vai com Bolsonaro até o fim
Foto: Divulgação

Tuesday, 27 July 2021

O presidente que combatia o bloco aprovou previsível aumento de R$ 2 bilhões no Fundão Eleitoral.

O Centrão está disposto a ir até o final do governo ao lado do presidente Jair Bolsonaro, mas desde que ele esteja aberto a ouvir os conselhos e sugestões do grupo. Se ele repetir o atual formato, de atropelar seus ministros e aliados, a fórmula não dará certo e há o risco de uma separação no próximo ano.

Segundo líderes do Centrão, os partidos que formam o grupo de apoio ao presidente, agora no comando da Casa Civil, apostam no senador Ciro Nogueira (PP-PI) para ser um fator moderador dentro do Palácio do Planalto, atuando como um conselheiro para evitar que o governo entre em confronto com aliados e outros poderes.

A principal missão de Ciro Nogueira, segundo interlocutores do senador, será fazer o governo andar na direção correta, deixando de lado temas que só geram desgaste e não contribuem para a recuperação econômica do país. Se o presidente der ouvidos a seu futuro novo ministro da Casa Civil, seus amigos dizem que o governo pode se recuperar deste momento de fragilidade.

Por sinal, amigos antigos do presidente da República têm reclamado nos bastidores da decisão de Bolsonaro de praticamente entregar o comando do governo ao Centrão. Eles dizem que isso só aconteceu porque o presidente se enfraqueceu e precisa recuperar sua imagem. E, principalmente, manter o apoio do Centrão à sua administração.

Nas últimas semanas, o presidente foi avisado que o Centrão seguiria como aliado do Palácio do Planalto, mas não afundaria junto com o governo. E, alertaram líderes de partidos aliados, esse é o risco do governo se não fizer uma correção de rumo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE