TVL de Blumenau vai virar canal aberto

TVL de Blumenau vai virar canal aberto
Foto: Divulgação

Wednesday, 28 July 2021

A notícia beneficia toda a comunidade, principalmente durante a pandemia, onde o acesso constitucionalmente garantido precisa ficar mais restrito.

Muitas pessoas gostam de assistir às sessões da Câmara de Vereadores de Blumenau. Sério. E isso é um direito de todos. Contudo, nem todo mundo pode ir ao prédio do Legislativo Municipal e, nesse período de pandemia, o acesso tornou-se mais restrito.

Cabe acompanhar as reuniões parlamentares pela televisão, via TV à cabo. Entretanto, infelizmente, não são todas as pessoas que têm acesso a esse serviço.

Por isso, depois de um longo tempo de estudo e execução, a Câmara dos Vereadores lançou licitação para alugar os instrumentos necessários para a transmissão em canal aberto e firmou um acordo com a Furb para a instalação de um transmissor no alto do Portal da Saxônia, na Ponta Aguda.

O valor do projeto é consideravelmente baixo se comparado ao benefício e à transparência que vão proporcionar: R$ 400 mil por ano, incluindo a retransmissão das emissoras da Câmara Federal e da Alesc.

A TVL estará disponível no canal 43 digital e abrangerá quase toda a cidade, bem como municípios vizinhos.

A empresa que oferecer o menor valor (dentro do limite mínimo de R$ 25 mil mensais) terá o direito de alugar os equipamentos por um ano, podendo ser prorrogado por até cinco. Entre o material a ser alugado estão antenas, cabos, transmissores e conectores. Haverá um prazo de até seis meses para a instalação de tudo, deixando os estúdios plenamente funcionais.

No Brasil é muito difícil conseguir concessão para o canal aberto. A TV Galega, por exemplo, tentou inúmeras vezes e falhou. É uma vitória da atual administração – encabeçada pelos vereadores Egídio Beckhauser (Republicanos), Silmara Miguel (PSD) e Almir Vieira (PP) – além do competente trabalho da comunicação da Casa, a cargo de Wagner Schanaider.

Agora falta só a Câmara melhorar seu site. Porque, honestamente, há poucos sites públicos piores que ele. Aliás, nos bastidores, ele nem está ligado à comunicação. É uma lição a se aprender com a prefeitura, cujo site tem uma apresentação gráfica intuitiva e é rico em conteúdo.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE