Câmara homenageia militares presentes em missões de paz no Haiti e Angola

Câmara homenageia militares presentes em missões de paz no Haiti e Angola
Foto: Divulgação

Monday, 29 May 2017

As honrarias aconteceram no Plenário do Legislativo.

A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na noite desta quinta-feira (25) uma Sessão Solene em comemoração aos 20 anos da Missão de Paz da ONU em Angola. O vereador Almir Vieira (PP), proponente da solenidade, homenageou os militares que tiveram importante participação nas missões de Angola, entre 1996 e 1997, e no Haiti em 2010 e 2012. A data da entrega das moções fez referência ao dia 29 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas.

As honrarias aconteceram no Plenário do Legislativo. A mesa da Sessão Solene foi composta pelo vice-presidente da Câmara Almir Vieira, vereador Oldemar Becker (DEM) e pelo vereador Ricardo Alba (PP), além de autoridades e homenageados.

Estiveram presentes o capitão do Exército, Egídio de Borba, integrante da tropa do Brasil na Missão de Paz em Angola; o coronel Fernando César Costa de Almeida, comandante do 23º Batalhão de Infantaria e que participou da Missão de Paz no Haiti; o capitão do Exército Nerimar Pozza Lavina, integrante da Missão de Paz em Angola e o tenente do Exército Wilson Hardt, integrante da Missão de Paz no Haiti.

O vice-presidente da Câmara Almir Vieira (PP), proponente da solenidade, fez a entrega de moções ao Batalhão de Angola e a Companhia do Haiti e seus integrantes. O parlamentar disse que já foi militar e inclusive esteve na missão de Angola na década de 90. “Em Angola fiz parte dos Peacekeepers, os boinas azuis, grupo que faz parte das missões de paz da Organização das Nações Unidas. Os militares que fazem parte dessas missões precisam se preparar para situações inesperadas, como estar sempre na mira do inimigo. Tínhamos que ter a confiança dos oficiais e praças que estavam ao nosso lado. Umas das principais dificuldades em Angola era lidar com a saudade de nossas famílias que deixamos no Brasil. Tínhamos um pensamento de vida antes da missão de Angola e outro completamente diferente quando voltamos da missão”, disse o parlamentar.

O capitão do Exército Egídio de Borba, integrante da tropa do Brasil na Missão de Paz em Angola, foi quem recebeu a moção em nome do batalhão. “Cada militar que esteve durante os seis meses em Angola escreveu sua própria história. Falar de Angola é falar de uma experiência sensacional e até hoje as lembranças são grandes e presentes. Não tínhamos ideia do que nos aguardava. A primeira preocupação quando chegamos lá eram as minas terrestres. O Brasil se destaca em missões de paz em outros países porque o brasileiro ama a paz. No ano seguinte da missão em Angola, a paz voltou a reinar no país”, lembrou o capitão.

Também representando o Batalhão de Angola, o tenente Odilon Tadeu Dalla Costa falou sobre sua experiência nos atendimentos na área da saúde nos acampamentos angolano. “O trabalho que exerci em Angola na área da saúde era muito complicado pela falta de infraestrutura hospitalar. O acampamento que estávamos tinha 10 mil pessoas e em casos de acidentes e outros atendimentos a gente ajudava como podia. Lembro de uma explosão de mina terrestre na qual quatro crianças foram atingidas e tivemos que atender às vítimas. Infelizmente uma criança morreu. Outro caso que me recordo foi um tombamento de um caminhão carregado de pessoas e que resultou em inúmeros feridos”, lembrou o tenente.

Representando a Companhia do Haiti e seus integrantes, o comandante do 23º Batalhão de Infantaria, coronel Fernando César Costa de Almeida, recebeu as honrarias. O comandante disse que tem orgulho de ter participado como oficial do Estado Maior na missão de paz no Haiti. “Fico muito feliz como comandante de poder estar aqui hoje e receber essa homenagem em nome dos militares que estiveram no Haiti. Esse encontro na Casa do Povo serve para reviver o passado junto com nossas famílias. Ir à uma missão de paz quer dizer que nós estamos indo a algum lugar onde a normalidade foi perdida e pessoas estão sofrendo e morrendo. O soldado brasileiro é idolatrado por qualquer soldado do mundo pela sua capacidade profissional”, falou o coronel.

O Tenente Hardt, que também participou da missão de paz no Haiti, lembrou sua experiência no país. “Depois de passar por vários treinamentos aqui no Brasil e ter a certeza de que eu deveria participar da missão no Haiti pude perceber o quanto foi importante minha experiência lá. Eu tive contato com população local e pude testemunhar a miséria com a qual aquele povo convive. Eles não têm saneamento básico, falta transporte de qualidade e a pobreza é extrema. Garanto a vocês que eles não sabem o conforto que temos aqui”, frisou o tenente.

O vereador Ricardo Alba parabenizou os militares que participaram das duas missões de paz. “Credibilidade. Essa é a palavra que define os militares do Brasil. Vocês são exemplos para a nação, vocês prestam um grande serviço. Vocês, boinas azuis, foram fundamentais não só na paz, mas também no terremoto que assolou o Haiti”, lembrou o parlamentar.

O vereador Oldemar Becker também ocupou a tribuna para homenagear os militares. “Eu me lembro muito bem em 1968 quando morava ainda no interior, quando eu ia à missa e o padre uma vez me falou que o nosso Exército é a salvação do mundo. Nosso Exército vai socorrer muitos países, mas vai chegar uma hora que vocês precisarão ter mão muito forte para combater os corruptos”, disse o vereador.

A Sessão Solene será reprisada pela TV Legislativa no próximo sábado, dia 27, às 21 horas nos canais 14 da NET e 19 da BTV. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE