Guedes sugere criar ministério para gerir estatais

Guedes sugere criar ministério para gerir estatais
Foto: Divulgação

Monday, 06 December 2021

O homem que dizia que privatizaria tudo para enxugar a máquina pública agora quer criar um ministério a mais. É o liberal de Taubaté, mesmo.

O ministro Paulo Guedes (Economia) sugeriu nesta 4ª feira (1º.dez.2021) a criação de um ministério para cuidar do patrimônio da União. Atualmente esse trabalho é feito por uma secretária atrelada à pasta do ministro.

Na avaliação de Guedes, o novo ministério poderia cuidar dos ativos federais (como estatais e imóveis) para que eles sejam vendidos para combater a pobreza. Segundo ele, esse será um tema durante a campanha eleitoral.

“Eu já falei com o presidente. Estou propondo que, para o novo governo, tem que existir o Ministério do Patrimônio da União”, afirmou em evento do Ministério da Economia, em Brasília. “Temos R$ 2 trilhões em ativos e o povo comendo ossos”.

O ministro voltou a comparar que estatais listadas em bolsa “não são nem tatu, nem cobra”. Ou seja: nem estatais, nem empresas privadas. Na visão dele, isso é a origem dos problemas com esse tipo de empresa.

Deu como exemplo a Petrobras, que mudou sua política de preços na gestão Bolsonaro, o custo do combustível subiu e passou a “apertar” mais o bolso do consumidor. Mas, segundo ele, caiu a corrupção revelada nas investigações da Lava Jato. “Ninguém fica satisfeito e a bomba cai no colo do governo”.

“O desafio nosso é cuidar do patrimônio da União”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE