Fórum Parlamentar traz Ministro dos Transportes para Santa Catarina

Fórum Parlamentar traz Ministro dos Transportes para Santa Catarina
Foto: Divulgação

Thursday, 26 January 2017

Mauricio Quintella estará em Itajaí ao longo desta quinta-feira.

A convite do Fórum Parlamentar Catarinense, coordenado pelo Senador Dalirio Beber (PSDB-SC), Santa Catarina recebe a visita do ministro dos Transportes, Portos e Aviação, deputado federal Mauricio Quintella, nesta quinta-feira (26/01).

Em Itajaí, Mauricio Quintella, deverá assinar contratos para liberação de recursos, com o objetivo de viabilizar obras dos berços 3 e 4, consideradas vitais para a retomada das operações do Porto de Itajaí, além da obra da dragagem, que tem a fase 1 executada pelo governo do estado, e da fase 2, de responsabilidade do governo federal; a prorrogação do contrato de arrendamento com a operadora do terminal de contêineres, com o objetivo de viabilizar investimentos da ordem de 175 milhões de reais numa primeira etapa e mais R$ 200 milhões a médio prazo, também está na pauta.

“O Ministro estará no Porto Público de Itajaí para tratar das demandas apresentadas em várias oportunidades pelo Fórum Parlamentar Catarinense, durante todo o ano de 2016. Estamos ainda articulando junto à INFRAERO, a possibilidade de ser assinado o convênio com o município de Navegantes, visando à desapropriação da área ainda necessária para a futura expansão do aeroporto. Nosso objetivo é também, de que o ministro conheça e avalie todo o complexo portuário do Rio Itajaí-Açú, que envolvem, além dos portos, também estaleiros e embarcações pesqueiras, que, com a futura obra de desassoreamento de todo o trecho do rio, poderia assegurar o desenvolvimento sustentável, tanto no aspecto econômico, quanto no aspecto de prevenção de cheias”, justifica o senador Dalirio, ao lembrar, que hoje, o Complexo Portuário do Itajaí, ocupa a posição de segundo porto brasileiro com maior movimentação de contêineres e lidera o ranking entre os exportadores de congelados. Nas importações as máquinas, motores e equipamentos estão no topo da pauta.

Ainda está previsto na programação, um possível sobrevoo sobre o rio Itajaí-Açú, e também, sobre a BR 470, para que o ministro conheça in loco, onde estão os principais gargalos, que atrasam a obra de duplicação de uma das principais vias para a economia do estado.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE