Nova reunião debate federalização da FURB

Nova reunião debate federalização da FURB
Foto: Divulgação

Tuesday, 05 April 2022

Conversa acontece em meio à crise do MEC.

Na tarde de segunda-feira, dia 4 de abril, representantes da Universidade Regional de Blumenau (FURB) estiveram novamente em reunião com o senador Jorginho Mello (PL) para debater a federalização da Universidade. Participaram do encontro a reitora da FURB, Marcia Sardá Espindola, a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, a vereadora de Blumenau, Cristiane Loureiro, o presidente do Diretório Central do Estudantes (DCE), Luis Gustavo Pscheidt, além de outros representantes da FURB.  
 
Conforme Luis Gustavo, a reunião foi positiva, com clima amigável. “O senador demonstrou total apoio à federalização, reiterou a importância de tal para todo o Vale do Itajaí, para a cidade de Blumenau e universitários. Entretanto, não nos forneceu datas nem números concretos, mas enfatizou que fará e está fazendo tudo o que pode para que o sonho da federalização seja efetivado”.  
 
Sobre a data limite para os encaminhamentos, o senador disse que o prazo está em aberto. “Ele trouxe que no momento está alinhando as questões referentes a orçamento”, explicou o presidente do DCE.  
 
O senador catarinense viajou ainda na segunda-feira, dia 4, para Brasília e deve se reunir nos próximos dias com o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza e com o ministro interino da Educação, Victor Godoy Veiga, para dar continuidade às conversas sobre a federalização. 
 
Manifestação 
 
No último dia 31 de março, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da FURB organizou uma manifestação pacífica pró-federalização. Centenas de estudantes e professores da Universidade participaram do ato.  
 
Projeto de Lei  
 
Em outubro de 2021, o senador Jorginho Mello apresentou no Senado Federal o Projeto de Lei (PL 3774/21) que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) a partir da estrutura da Universidade de Blumenau, subordinada à prévia consignação, no Orçamento da União, das dotações necessárias ao seu funcionamento.  
 
Apoio à federalização 
 
Já manifestaram apoio à federalização por meio de cartas e ofícios, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib); Associação Médica de Blumenau (AMBL); Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE); Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE); Associação dos Professores da FURB (APROF); Associação dos Servidores da FURB (ASEF); Associação de Imprensa do Vale do Itajaí (Assimvi); Associação dos Economistas de Blumenau; Câmara de Vereadores de Blumenau; Câmara de Vereadores de Gaspar; CDL Blumenau; Conselho de Educação de Blumenau; Conselho Regional de Economia (Corecon/SC); Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Conselho Regional de Administração (CRA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC); Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF 3); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 10); Diretório Acadêmico Clóvis Bevilaqua (Daclobe); Centro Acadêmico de Medicina; Diretório Central dos Estudantes (DCE/FURB); Fórum dos Trabalhadores; Intersindical; OAB Blumenau; Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau ( Sinsepes); União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam). 
 
Deputados catarinenses, Ismael dos Santos, Ivan Naatz, Laércio Schuster e Ricardo Alba também manifestaram apoio ao movimento. Cartas de apoio também foram encaminhadas pelos prefeitos Arão Josino da Silva, de Ascurra; Kleber Wan-Dall, de Gaspar; Valmir Zirke, de Guabiruba; André Moser, de Indaial; Ércio Kriek, de Pomerode; Valcir Ferrari, de Rodeio e Jorge Stolf, de Rio dos Cedros.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE