Naatz alerta para situação de abandono da Barragem Norte

Naatz alerta para situação de abandono da Barragem Norte
Foto: Divulgação

Friday, 06 May 2022

A estrutura fica em José Boiteux.

As fortes chuvas que caem em todo o Estado trouxeram novamente à discussão na Assembleia Legislativa, a situação das barragens de contenção de cheias no Vale do Itajaí. O deputado Ivan Naatz, líder da bancada do PL, voltou a alertar e cobrar uma posição do governo estadual sobre a situação de abandono da barragem Norte, em José Boiteux, a mais importante estrutura de contenção de cheias na região.

Naatz lembrou que há mais de um ano, visitou o local e que continua na mesma situação, com instrumentos quebrados, sem reformas, nenhuma estrutura e com as comportas sem funcionamento, o que é preocupante numa região onde períodos de chuva forte e enchentes acontecem a cada dois ou três anos. Inaugurada em 1992, a barragem convive com a falta de manutenção, agravada por depredações e ocupação em protestos da comunidade indígena da área.
 
“Apesar de recursos da ordem de R$ 21 milhões disponibilizados pelo governo federal, desde 2019, a Defesa Civil e o governo não conseguem agilizar as obras”, criticou o parlamentar.
 
Mesmo reconhecendo que a Defesa Civil do Estado está aparelhada com equipamentos que permitem alerta em caso de enchentes, Ivan Naatz observou que em casos de chuvas intensas que causam enchentes rápidas, só os avisos não bastam. É preciso, segundo ele, estrutura de contenção para evitar novas tragédias climáticas não só para a cidade de Blumenau, mas para todos os municípios que se localizam abaixo dessas barragens e que envolvem ao todo a segurança de mais de 800 mil habitantes sob a dependência ainda das barragens de Taió e Ituporanga, que igualmente necessitam de reformas emergenciais.
 
O deputado também lembrou que o governo do Estado deve utilizar sua estrutura funcional bem como da Defesa Civil, em conjunto com órgãos federais, para agilizar a questão dos indígenas que ocupam e reclamam parte da área.  “O fato é que o problema deve ser tratado com a prioridade que merece, sem desculpas burocráticas, já que para Blumenau e região do Vale do Itajaí, as barragens são essenciais para a proteção de vidas e precisam voltar a funcionar com urgência”, alertou.

>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE