PSDB quer se reunir com Doria e manter negociação com 3ª via

PSDB quer se reunir com Doria e manter negociação com 3ª via
Foto: Divulgação

Wednesday, 18 May 2022

Executiva, senadores e deputados se reuniram nesta terça em Brasília. Uma ala do partido defende que o ex-governador desista da candidatura. Doria já disse que não renunciará.

Após mais de quatro horas de reunião nesta terça-feira (17), a Executiva Nacional do PSDB e parlamentares da legenda não conseguiram definir o que fazer em relação à candidatura presidencial do partido.

O presidente da sigla, Bruno Araújo, afirmou que o partido pretende aguardar uma reunião com o pré-candidato do partido, o ex-governador de São Paulo João Doria e quer manter as negociações com os partidos da chamada "terceira via", que tinham programado para esta quarta (18) o anúncio de um candidato "de consenso".

A intenção é fazer uma reunião com Doria ainda nesta quarta, mas o ex-governador já adiantou que por razão de agenda não irá, embora se diga "sempre aberto ao diálogo". Uma ala do partido defende que ele, com fraco desempenho nas pesquisas de intenção de voto, desista da candidatura.

Doria tem dito que não desistirá de disputar a eleição porque, nas prévias do PSDB, foi escolhido como pré-candidato. Nesta terça (17), representantes do governador participaram do encontro na sede do PSDB, mas, segundo participantes da reunião, pouco se manifestaram.

A ideia de reunião com Doria para tentar demovê-lo da pré-candidatura teria partido do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).

Em entrevista, Aécio, que disputou a eleição presidencial em 2014, disse que será dado a João Doria "a oportunidade de compreender que, maior do que seu projeto presidencial, é o interesse do partido".

"Ele terá duas alternativas: o gesto da grandeza política, que alguns ainda esperam, ou permanecer nesse enfrentamento e aí, obviamente, ele estará assumindo as responsabilidades lá adiante", afirmou Aécio.

Segundo Aécio Neves, na reunião, pré-candidatos do PSDB a governos estaduais teriam dito que uma eventual candidatura de Doria ao Palácio do Planalto os atrapalharia nas disputas regionais em razão da rejeição dos eleitores ao nome do ex-governador.

"O que nós ouvimos aqui, principalmente dos candidatos a governador, é que a candidatura dele atrapalha nos estados. Aí eu interrompi e propus o seguinte: vamos chamar o governador e dizer isso. Que tome a sua posição. Acredito que ele refletirá e que nós possamos tomar uma posição tomada pelo PSDB e não de forma indireta, com o subterfúgio de uma pesquisa, com o que eu nunca concordei. Não se tira um candidato presidencial com uma pesquisa, se tira com o convencimento, ou então na convenção com a sua derrota", disse Aécio.

A pesquisa a que Aécio se refere será apresentada por um instituto aos partidos PSDB, MDB e Cidadania nesta quarta-feira. A sondagem foi contratada para identificar qual nome entre os sugeridos pelas siglas deve ter maior viabilidade eleitoral. O MDB já lançou Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata da sigla.

Em carta enviada a Bruno Araújo e divulgada à imprensa, João Doria disse que pesquisas realizadas neste momento não podem guiar uma decisão do PSDB sobre candidatura própria.

No documento, que culminou com a convocação da Executiva Nacional do PSDB, Doria declarou também que uma decisão da cúpula partidária não pode se sobrepor às prévias.

O ex-governador afirmou ainda que eventuais descumprimentos do estatuto do partido poderão ser questionados judicialmente, o que foi visto como uma ameaça pelo grupo de Bruno Araújo.

A carta, debatida na reunião desta terça, foi vista pelos integrantes da Executiva como um erro político de João Doria.

"[A reunião desta terça] ensejou a aprovação de duas coisas: primeiro, o reconhecimento que os entendimentos políticos feitos com o MDB e Cidadania, com a autorização do candidato e da Executiva, foram devidamente ratificados na reunião de hoje, para não deixar qualquer dúvida sobre a carta que houve no final de semana. Então, amanhã nós seguimos o diálogo nosso, a apresentação da pesquisa com o MDB", afirmou Bruno Araújo após a reunião da Executiva.

"O gesto de grandeza [que eu espero] é o que eu sei que ele [Doria] é capaz de fazer: dialogar. E cada um tem a sua natureza e foro íntimo de suas decisões. E eu respeito o foro íntimo, as decisões de cada um", acrescentou o presidente do PSDB.

Nos bastidores, a informação que circula é que, diante do impasse com Doria, o anúncio do nome da "terceira via" não deve ser feito nesta quarta-feira, contrariando o que havia sido anteriormente divulgado pelos partidos que integram o grupo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE