Bolsonaro repete narrativa que cassou deputado

Bolsonaro repete narrativa que cassou deputado
Foto: Divulgação

Friday, 03 June 2022

'O cara ia lá apertar o 17 e aparecia o 13. É uma coisa que aconteceu em larga escala', disse o presidente.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a alimentar as fake news que levaram à cassação do deputado estadual Fernando Francischini (PSL-PR), “absolvido” pelo ministro do STF Kassio Nunes Marques nesta quinta-feira.

“É uma coisa inacreditável a cassação desse parlamentar. Faltavam dez minutos para acabar as eleições, o Francischini resolveu falar uma coisa que ficou voz corrente em 2018, eu recebi vários vídeos, vários telefonemas. Que o cara ia lá apertar o 17 e aparecia o 13. (…) Então é uma coisa que aconteceu em larga escala, o TSE não se explicou e resolveu cassar o mandato”, disparou Bolsonaro.

O parlamentar foi o primeiro a ser condenado pelo TSE à perda do mandato por espalhar informações falsas. No último mês, recorreu ao Supremo, que acatou o pedido em caráter provisório — ou seja, até que a decisão seja analisada pelo tribunal.

Para Nunes Marques, a deliberação do TSE contrariou “preceitos relativos à segurança jurídica, à soberania popular e à anualidade eleitoral”, porque a cassação do mandato de Francischini representou uma mudança na jurisprudência que acabou retroagindo à eleição de 2018 e prejudicando o parlamentar.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE