Kassab propõe que PSD fique neutro na eleição presidencial

Kassab propõe que PSD fique neutro na eleição presidencial
Foto: Divulgação

Friday, 15 July 2022

Manifestação dele acontece em meio a uma articulação do ex-presidente Lula de buscar apoio dos partidos da chamada 3ª via ainda no primeiro turno, incluindo o PSD.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, defendeu nesta quinta-feira (14) que o seu partido fique neutro nas eleições presidenciais de outubro.

Em uma rede social, ele disse que​ encaminhou essa proposta de neutralidade para a Convenção Nacional da legenda.

A manifestação dele acontece em meio a uma articulação do ex-presidente Lula de buscar apoio dos partidos da chamada 3ª via ainda no primeiro turno, como o PSD e o MDB. O petista esteve nos últimos dias em Brasília, onde se encontrou com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e outros parlamentares.

Kassab explicou que, "ao longo de meses e com a atuação de diversas lideranças", o partido "buscou o desenvolvimento de uma candidatura própria", que seria a do senador Rodrigo Pacheco, mas que acabou desistindo da disputa.

Diante desse cenário, o partido fez uma consulta nacional, mas não chegou a um consenso.

"Foram ouvidos parlamentares (em todos os níveis), dirigentes partidários, líderes de todos os cantos do país. A constatação é que não temos unidade para caminhar coligados com um candidato de outro partido. Diante das opções existentes, haveria preferências diversas no partido não apenas quando consideramos o Brasil, mas em instâncias partidárias dentro de Estados e, até, de municípios", escreveu Kassab.

E continuou: "​Diante dos fatos apresentados, encaminho como proposta para nossa Convenção Nacional que o Partido Social Democrático adote a neutralidade nesta eleição presidencial".

Kassab disse ainda que, para "não interferir na boa governança partidária", já que ocupa a presidência do partido, irá declarar o seu apoio pessoal "no momento apropriado".


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE