Luciano Bivar desiste do Planalto e ajuda projeto de Lula

Luciano Bivar desiste do Planalto e ajuda projeto de Lula
Foto: Divulgação

Tuesday, 02 August 2022

O chefe do União Brasil não vai mais concorrer a presidente e assim fica mais fácil para o PT tentar vitória no 1º turno.

O deputado Luciano Bivar (União Brasil-PE) informou a correligionários que desistiu de concorrer à Presidência da República. Ele tentará outro mandato para a Câmara dos Deputados. O anúncio oficial deve ser feito neste domingo (31.jul.2022) na convenção estadual do partido no Recife (PE).

A decisão passou pela tentativa do PT de atrair o apoio do União Brasil à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no 1º turno. Bivar estava inclinado a apoiar o petista, mas não conseguiu convencer integrantes da legenda, especialmente candidatos identificados com o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O apoio formal do partido a Lula daria ao petista mais tempo de propaganda na televisão e no rádio. O União Brasil –fusão das legendas DEM (Democratas) e PSL (Partido Social Liberal)– é hoje o partido com mais tempo de televisão e com mais recursos dos Fundos Partidário e Eleitoral.

A sigla tende a ficar neutra no pleito de 2022, mas há uma parte da legenda que cogita lançar a senadora Soraya Thronicke (MS) à corrida pelo Palácio do Planalto. Ela foi eleita na onda bolsonarista de 2018 e está no meio do mandato. Integrantes do partido estão divididos sobre a estratégia.

Luciano Bivar apoiou fortemente a candidatura de Jair Bolsonaro em 2018, que conquistou o Planalto sendo filiado ao PSL. A sigla comandada por Bivar teve sua maior votação da história e elegeu grande bancada para o Congresso (52 deputados e 4 senadores).

Depois, Bolsonaro e Bivar se desentenderam e houve um rompimento. Agora, o ex-chefe do PSL e no comando do União Brasil ajudará, ainda que de maneira indireta, o projeto eleitoral de Lula, o principal adversário de Bolsonaro neste ano.

Segundo apurou o Poder360, a saída de Bivar da disputa presidencial também daria ao União Brasil mais poder para indicar um nome para a vice de Fernando Haddad (PT), que concorre ao governo de São Paulo.

O governador do Estado de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), no entanto, também ofereceu a vaga de vice na sua chapa para o partido. Ele tentará a reeleição.

Na última pesquisa PoderData, realizada de 17 a 19 de julho, Bivar não pontuou. A vantagem de Lula sobre Bolsonaro na corrida pelo Planalto está em 6 pontos percentuais. O petista tem 43% contra 37% do atual presidente na simulação de 1º turno.

Essa diferença de 6 pontos é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando começaram a ser sentidos de maneira mais vigorosa os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis.

Ainda assim, a campanha de Lula trabalha com a possibilidade de ganhar as eleições no 1º turno. Por isso, o PT tem feito gestos para atrair o maior número possível de aliados neste momento.

A retirada de nomes da disputa presidencial também ajuda o petista. Ainda que Bivar não tenha pontuado nas pesquisas de intenção de voto, é importante para Lula que haja menos candidatos. Qualquer percentual de votos que migre para ele no resultado final das eleições pode ser decisivo para uma vitória no início de outubro.

JANONES TAMBÉM PODE DESISTIR

O deputado federal e pré-candidato do Avante à Presidência, André Janones, também cogita sair da disputa presidencial. Ele disse na 6ª feira (29.jul.2022) estar “disposto” a deixar a corrida pelo Palácio do Planalto para apoiar Lula. O congressista aceitou conversar com o petista. Eles devem se encontrar em São Paulo no fim desta semana.

“Sim [estou disposto a retirar a candidatura para apoiar Lula]. Se não, eu não iria conversar. Tenho total consciência do meu tamanho do ponto de vista eleitoral, que é micro: 1 ou 2 pontos [nas pesquisas]. Mas, ao mesmo tempo, tenho noção do simbolismo da minha candidatura nessa eleição”, declarou Janones ao jornal O Estado de S. Paulo.

AGREGADOR DE PESQUISAS

O Poder360 mantém acervo com milhares de levantamentos com metodologias conhecidas e sobre os quais foi possível verificar a origem das informações. Há estudos realizados desde as eleições municipais de 2000. Trata-se do maior e mais longevo levantamento de pesquisas eleitorais disponível na internet brasileira.

O banco de dados é interativo e permite acompanhar a evolução de cada candidato. Acesse o Agregador de Pesquisas clicando aqui.

As informações de pesquisa começaram a ser compiladas pelo jornalista Fernando Rodrigues, diretor de Redação do Poder360, em seu site, no ano 2000. Para acessar a página antiga com os levantamentos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE