Assassino de idoso continua foragido

Assassino de idoso continua foragido
Foto: Divulgação

Wednesday, 28 June 2017

Pablo Brunê Alves da Silva, que matou o caminhoneiro Orlando Gross com um soco na semana passada, foi liberado da cena do crime por negligência dos policiais e agora, respondendo por homicídio, obviamente não está sendo localizado.

Sempre que se fala em violência no trânsito em nossa região imaginam-se acidentes e atropelamentos, mas dificilmente alguém liga o termo a homicídio... algo até lamentavelmente comum em cidades grandes, mas ainda raro aqui.

Infelizmente algo assim ocorreu na última terça (20/06).

Um idoso de 65 anos chamado Orlando Gross trafegava com seu caminhão vindo de Pomerode para Blumenau quando teria, supostamente, cortado a frente de um carro. O motorista do veículo, Pablo Brunê Alves da Silva (28 anos) se indignou com a situação e seguiu o caminhoneiro até um posto de gasolina, onde foi abordá-lo com agressividade.

De acordo com testemunhas, Pablo teria dito que Orlando quase jogou o carro contra um barranco e começou a empurrar o idoso que até tentou ligar para a polícia, mas foi impedido. Durante o desentendimento – enquanto as duas mulheres que acompanhavam o rapaz incitavam ainda mais o clima de agressão, Orlando teria tentado esmurrar o motorista do veículo que, mais jovem, esquivou, acertando logo em seguida um gancho no queixo do idoso, que caiu batendo a cabeça, não levantando mais.

Um frentista disse que a vítima sangrava muito e fazia um barulho estranho, uma espécie de chiado, enquanto respirava. O Samu foi chamado, mas alegou não ter ambulância, passando a responsabilidade aos bombeiros, que chegaram em 17 minutos seguidos pela Polícia Militar.

Orlando foi encaminhando às pressas ao Hospital Santa Isabel enquanto o agressor, Pablo, apenas respondeu a um termo circunstanciado.

De acordo com o advogado da família, Jairo dos Santos, houve negligência por parte da Polícia Militar que, em vista dos acontecimentos – e considerando que havia um idoso desacordado e sangrando agredido covardemente sendo levado ao hospital – deveriam ter conduzido o agressor à delegacia onde um delegado mandaria uma diligência apurar a gravidade das lesões e, considerando que a vítima estava em coma, possivelmente teria prendido Pablo em flagrante.

Mas ao invés disso, seja por qual razão fosse, a PM liberou o agressor da ocorrência.

Orlando faleceu por volta das 18h do domingo (25/06) em decorrência dos ferimentos e, com isso, Pablo passa a responder por homicídio.

De acordo com o advogado, Pablo (na foto abaixo de boné) está foragido como o covarde que é. O que não teria ocorrido se os protocolos tivessem sido seguidos e o agressor tivesse sido encaminhado aos cuidados da Polícia Civil, que teria a competência necessária para lidar com o caso.

Por isso fica o nosso apelo: se você vir esse arremedo de escória em algum lugar, denuncie à polícia (a Civil, porque a Militar não deu muito certo).

E se um dia você vir um idoso sendo agredido saiba que além de uma covardia, é um crime que viola o Estatuto do Idoso. Se você for homem (ou mesmo uma mulher que saiba muito bem se defender) lembre-se que você tem pai, mãe e avós, então não pense duas vezes e defenda o idoso, por favor. Mesmo que para isso precise ferir o agressor.

E compreenda: não é uma apologia à violência, mas sim um estímulo para que todos defendamos pessoas que muitas vezes já não podem mais se defender. E, nestes casos, bem, talvez a violência possa ter bom uso desde proteja inocentes.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE