10º BPM apresenta balanço geral de 2022

10º BPM apresenta balanço geral de 2022
Foto: Polícia Militar

Thursday, 05 January 2023

Comparando os dados dos respectivos anos, houve aumento significativo de policiamento preventivo, resultando em queda de 13% em relação ao número de ocorrências geradas,

Nesta quarta-feira, 4, o 10° Batalhão de Polícia Militar (BPM) divulgou o balanço de 2022, em comparação ao ano de 2021. Os números representam os atendimentos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em relação à Segurança Pública em Blumenau.

Comparando os dados dos respectivos anos, houve aumento significativo de policiamento preventivo nos terminais urbanos, comércios, escolas e residências, resultando em queda de 13% em relação ao número de ocorrências geradas, o que representa um aumento na segurança geral na cidade.

Ao todo foram atendidas 28.223 ocorrências, que geraram a lavratura de 6.716 procedimentos policiais, observando-se a redução de crimes graves como o de roubo, com diminuição de quase 5% em comparação ao ano de 2021 e de 13% em comparação a 2020.

Ainda, o 10º BPM vem atuando fortemente no combate ao narcotráfico, resultando no aumento de 10% em prisões e apreensões em ocorrências dos crimes previstos na lei de drogas. Da mesma forma, houve aumento substancial no cumprindo de mandados de prisão em aberto, sendo 41% a mais em comparação ao ano anterior, fazendo valer decisões judiciais, onde os conduzidos permaneciam em liberdade e, não raras vezes, praticando crimes e causando desordem social.

Como resultado das ocorrências atendidas, 2.197 pessoas foram presas ou detidas, 47 armas de fogo foram recolhidas e mais de 490 quilos de drogas foram apreendidos. Destaca-se, também, o importante trabalho desenvolvido pelo Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher do 10ºBPM, acompanhando mais de 831 medidas protetivas expedidas a mulheres vítimas de violência familiar e doméstica.

Segundo o comandante do batalhão, Tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, “o balanço positivo demonstra o comprometimento que a Polícia Militar e o 10ºBPM tem com a população blumenauense, desenvolvendo e aprimorando diversos tipos de policiamento que contribuem para a redução e prevenção de crimes e contravenções, seja de forma preventiva ou reativa, sempre almejando aumentar a sensação de segurança da comunidade”.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE