10º BPM comemora 37 anos de fundação

10º BPM comemora 37 anos de fundação
Foto: Polícia Militar

Friday, 08 March 2024

Para marcar esta data, foi realizada a solenidade de aniversário na sede da unidade, em Blumenau.

Na quarta-feira, 6, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comemora seu 37° aniversário. Para marcar esta data, foi realizada a solenidade de aniversário na sede da unidade, em Blumenau.

A solenidade foi prestigiada pelo subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, o comandante do 13° BPM, tenente-coronel Anderson Mello Maia, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e demais autoridades civis, militares e convidados.

Durante a solenidade foram realizadas a entrega de medalhas e moedas comemorativas do 10º BPM para pessoas que se destacaram e contribuíram de alguma forma com a corporação, bem como entregues medalhas de brasões de mérito pessoal para os policiais militares. Foram elogiados policiais militares por se destacarem em ocorrências de vulto e ainda prestado homenagem às mulheres pela proximidade de seu dia.

Por último, o prefeito da cidade fez a entrega de sete armas longas, calibre 12, e munições ao batalhão, adquiridos através do convênio de radiopatrulha.

Durante esses 37 anos de existência, muitos aspectos poderiam ser destacados nesse dia 6 de março. Há histórias de desafios, tristezas, perdas, mas, também há muitas vitórias e superação. É sobre estas últimas que mantemos hígidas as estruturas de um dos batalhões de grande importância em Santa Catarina.

A unidade comemora com orgulho as vitórias conquistadas pela tropa. No último ano, houve a redução em 33% os homicídios na cidade, bem como tornou-se a mais segura do Estado dentre aquelas com mais de 200 mil habitantes. Mais de 2 mil pessoas foram detidas, o que significa uma média de mais de cinco pessoas presas por dia. O batalhão se destaca também no aspecto preventivo com mais de 3.300 alunos formados no Proerd, 1.200 visitas preventivas realizadas nas casas e nos comércios e mais de 3.800 interações preventivas (rondas e visitas) nos terminais, importantes locais de circulação da comunidade blumenauense.

De acordo com o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, "são números expressivos e resultados positivos que temos conquistado neste Batalhão. Que a unidade possa, ano após ano, avalizados pela confiança do povo de Blumenau e de Santa Catarina, e pela força do seu efetivo, triunfar sobre o mal, superar os desafios e conquistar novas vitórias".

 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE