Proerd completa 26 anos

Proerd completa 26 anos
Foto: Polícia Militar

Tuesday, 19 March 2024

Foram mais de 1,6 milhão de alunos atendidos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completa 26 anos de existência em Santa Catarina no próximo dia 16 de março. Instituída na Lei nº 14.999/2009, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) já atendeu 1.694.007 catarinenses orientados para dizer não às drogas e à violência.

O programa, que possui atualmente 236 instrutores habilitados, tem a missão de capacitar crianças, adolescentes e adultos para resistirem às drogas e à violência, por intermédio de ações de polícia ostensiva de caráter educacional, realizada por policiais militares habilitados, em instituições públicas, privadas e comunitárias, integrando PMSC, família e escola para a valorização da vida e a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz.

No Estado, o Proerd teve início no dia 16 de março de 1998, implementado no 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado no município de Lages. Pelo sucesso do programa, no segundo semestre do mesmo ano, este se estendeu para a cidade de Chapecó, atendendo 4.562 crianças e adolescentes em seu primeiro ano.

Os resultados dos dois primeiros anos foram tão significativos que fizeram com que a PMSC se transformasse em Centro de Treinamento do D.A.R.E. fora dos Estados Unidos. Santa Catarina tornara-se, no ano de 2000, o 4º Centro de formação de instrutores Proerd do Brasil, juntando-se com as Polícias Militares do Estado do Rio de Janeiro (onde tudo começou), São Paulo e Distrito Federal e tendo já, nos anos seguintes, assumido a frente dos trabalhos no país inteiro e tornado referência internacional em formação pelo DARE Internacional (ONG que administra o programa em nível mundial).

Sob a coordenação de Santa Catarina foram formados policiais para atuarem no Proerd em mais de 24 Estados da federação.

De acordo com a secretária dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naima Huk Amarante, “este é um dia muito especial, comemoramos 26 anos comprometidos com a segurança e o bem-estar da sociedade Catarinense. Temos como foco a capacitação dos estudantes para resistir às drogas e à violência. O sucesso do Proerd em Santa Catarina se dá por meio da integração entre a Polícia Militar, famílias e escolas. Juntos, construímos um futuro mais seguro e feliz para todos”.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, expressou sua gratidão e reconhecimento pelos 26 anos de serviço dedicado do programa. “O Proerd tem sido uma ferramenta essencial na construção de um futuro mais seguro e saudável para nossas crianças e adolescentes. Gostaria de parabenizar o compromisso dos nossos policiais instrutores em educar e auxiliar na prevenção ao uso de drogas e na promoção de valores positivos, como respeito, responsabilidade e cooperação”, finalizou.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE