Briga em acampamento cigano acaba em incêndio

Briga em acampamento cigano acaba em incêndio
Foto: Jaime Batista da Silva

Tuesday, 01 August 2017

De acordo com testemunhas um homem armado de uma foice teria começado uma confusão enorme nas margens da Via Expressa.

Por volta das 6h da manhã desta segunda-feira (31/07) um homem – aparentemente rom (nome correto aplicado ao povo chamado de cigano) – atacou várias barracas num acampamento na Via Expressa, nos fundos da rodoviária. De acordo com caminhoneiros que esperavam para descarregar no Fort Atacadista, ele estaria armado com uma foice.

A Polícia Militar foi chamada para conter o agressor que já havia investido contra uma mulher que começava a atear fogo nas barracas do local.

Quando o Corpo de Bombeiros Militar chegou constatou sete pontos de incêndio, que foram contidos. Os romani (ciganos) se retiraram do local após a confusão, mas os destroços consumidos pelo incêndio e o lixo se manteve no chão.

De acordo com a filosofia desse povo não há conceitos de posse, nem de local ou qualquer tipo de apego. Por isso boa parte deles vive migrando e acampando de cidade em cidade, não mantendo nem mesmo os pertencem daqueles que morrem. Os ciganos não reverenciam o passado e tampouco planejam o futuro: para eles só existe o agora.

Por isso em muitos grandes certos urbanos, como São Paulo, grandes acampamentos podem se tornam problemas de ordem pública, pois eles infelizmente vivem sob suas próprias regras e dogmas, muito pouco se importando com as leis do mundo que os acolhe.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE