Novo golpe nas redes mira quem recebe Bolsa Família

Tuesday, 11 November 2025
Apenas em setembro, o levantamento identificou 16 mil publicidades ativas na Biblioteca de Anúncios da Meta, das quais 52% tinham indícios de fraude e 9% eram golpes confirmados.
Você sabia que existem vários golpes em redes sociais como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp voltados para beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Publicado na quarta-feira passada (6), um estudo do site Projeto Brief apontou que a Meta, dona dessas redes, lucra no Brasil com esses golpes.
Parte da iniciativa Quem Paga a Banda, a pesquisa mostra que propagandas enganosas desses golpes são deliberadamente veiculadas nessas plataformas. Apenas em setembro, o levantamento identificou 16 mil publicidades ativas na Biblioteca de Anúncios da Meta, das quais 52% tinham indícios de fraude e 9% eram golpes confirmados.
Os golpes mais comuns prometiam consignados e empréstimos falsos com acesso facilitado ao crédito para beneficiários dos dois programas sociais, com mensagens como “empréstimos com garantia de veículo” ou “parcelas em até 36x”.