GAECO fecha clínicas clandestinas de bronzeamento em Indaial

GAECO fecha clínicas clandestinas de bronzeamento em Indaial
Foto: Divulgação

Thursday, 29 January 2026

Operação Contraluz revela esquema de sessões proibidas em casas de família; mandados foram expedidos pela Vara Regional de Blumenau.

Uma operação de combate a crimes contra a saúde pública mobilizou o GAECO nesta quinta-feira (29) em Indaial. Casas comuns no Médio Vale do Itajaí estavam sendo usadas como fachadas para clínicas de bronzeamento artificial clandestinas. A prática utiliza câmaras de radiação ultravioleta (UV), proibidas em todo o Brasil pela Anvisa há mais de 15 anos devido ao alto risco de câncer de pele e queimaduras graves.

Batizada de "Operação Contraluz", a ação foi coordenada pela 2ª Promotoria de Justiça de Indaial com apoio da Vigilância Sanitária. A investigação descobriu que os responsáveis tentavam burlar a fiscalização com agendamentos noturnos e cortinas reforçadas para esconder a luz dos equipamentos. Apesar do sigilo físico, o serviço era amplamente divulgado em redes sociais com fotos de resultados, o que facilitou o rastreamento pelos agentes.

Durante o cumprimento dos três mandados de busca e apreensão, autorizados pela Vara Regional de Garantias de Blumenau, foram apreendidas máquinas de radiação, dinheiro e listas de clientes. Todo o material passará por perícia da Polícia Científica de Santa Catarina. O Ministério Público agora analisa os dados para identificar a extensão da rede e proteger a saúde da população da nossa região, que muitas vezes busca esses serviços sem conhecer os perigos reais envolvidos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE