Gaeco deflagra operação contra crimes sexuais infantis em Blumenau

Gaeco deflagra operação contra crimes sexuais infantis em Blumenau
Foto: Criminosos estão com os dias contados na cidade (reprodução)

Saturday, 14 February 2026

Ação do CyberGAECO resultou em prisões na cidade e contou com apoio dos Estados Unidos para rastrear arquivos ilícitos.

Na manhã desta sexta-feira, 13 de fevereiro, Blumenau tornou-se um dos alvos centrais da Operação Infantius. Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), a ofensiva foca no combate rigoroso à exploração sexual de crianças e adolescentes no ambiente digital. A ação em Blumenau não apenas resultou em flagrante, mas também na captura de um investigado que já era foragido da Justiça.

Prisões e mandados no Vale do Itajaí

A força-tarefa, coordenada pelo CyberGAECO, cumpriu mandados de busca e apreensão simultâneos em Blumenau, Gaspar, Navegantes e Lages. Em todos os endereços visitados pelos agentes, foram encontrados materiais de abuso sexual infantojuvenil armazenados, o que gerou quatro prisões em flagrante.

Em Blumenau, a operação teve um desfecho ainda mais crítico: um dos alvos detidos possuía um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável. Todos os dispositivos eletrônicos e mídias encontrados foram apreendidos e passarão por perícia técnica para identificar a extensão da rede criminosa.

Tecnologia e cooperação internacional

O diferencial desta investigação foi o monitoramento avançado de redes digitais, que identificou usuários que utilizavam tecnologia para baixar e compartilhar conteúdos ilícitos. Para alcançar os suspeitos na região, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contou com o suporte da Homeland Security Investigations (HSI), agência ligada à Embaixada dos Estados Unidos.

A integração entre a 1ª Promotoria de Justiça de Blumenau e as unidades regionais do Gaeco reforça a autoridade das instituições locais na proteção da dignidade sexual de menores. As investigações agora seguem sob sigilo para desdobramentos sobre a origem e a distribuição dos arquivos apreendidos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE