Poste explode na Velha

Poste explode na Velha
Foto: Divulgação

Tuesday, 20 March 2018

O estouro ocorreu no começo da tarde em frente à Blukit e resultou na falta de luz em vários pontos do bairro, mas sem nenhum ferido.

Nesta segunda (19/03), por volta das 15h, várias pessoas na região da Velha se assustaram com um forte ruído de estouro, seguido pela queda da rede de energia elétrica em alguns pontos do bairro.

Já havia alguns relatos sobre um transformador na Rua João Pessoa – na altura da Blukit – estar fazendo ruídos estranhos há alguns dias, mas a Celesc não se manifestou apesar de comerciantes locais afirmarem que entraram em contato com a autarquia por mais de uma vez. O que, considerando o atendimento quase sempre pouco satisfatório do órgão, não é de se espantar.

A imagem virializou no Facebook atribuindo o incidente ao calor que chegou aos 40°C durante a tarde, mas a Celesc ainda não se pronunciou sobre o ocorrido. Em 2007, é válido lembrar, que durante uma onda de calor muito forte no mês de fevereiro um transformador literalmente explodiu nas proximidades da Furb deixando toda a Vila Nova, Victor Konder, Itoupava Seca e partes da Velha completamente sem luz por longas horas.

Enquanto a empresa ainda não explica o que motivou a falha é importante deixarmos as piadas de lado e nos contentarmos que o fogo proveniente da explosão não tenha atingido nenhum carro, motocicleta ou mesmo pedestre que passava pelo local no momento.

A imagem é de uma câmera de segurança e ganhou enorme notoriedade ao ser compartilhada pela página Blumenau Mil Grau. Apesar de surreal, a imagem é verdadeira e chama atenção ao risco de que mais transformadores possam estourar, vitimando viandantes incautos.

Se você perceber que um poste próximo a você faz algum ruído estranho, procure a Celesc. Se ela não atendê-lo, busque outros órgãos e autoridades como o Procon, vereadores ou até mesmo veículos de comunicação. Afinal, o que para a empresa foi apenas uma ‘falha de funcionamento’ poderia de destruído a vida de uma ou mais pessoas.

Quando nossa segurança está nas mãos de pessoas despreparadas ou desinteressadas, tudo que nos resta é redobrar o zelo pelo nosso próprio bem-estar e pelos de nossos vizinhos.


>> SOBRE O AUTOR

Ricardo Latorre

>> COMPARTILHE