Polícia resgata cadeirante e animais em situação degradante em Indaial

Sunday, 28 June 2026
Caso de abandono e maus-tratos na Rua Assunção chocou as equipes de resgate na tarde deste sábado.
Uma denúncia de maus-tratos a animais levou a Polícia Militar a descobrir um cenário desolador de abandono de incapaz e severa insalubridade na tarde deste sábado, 27 de junho, em Indaial, no Vale do Itajaí. Ao fiscalizarem uma residência no bairro Tapajós, os policiais militares flagraram uma mulher cadeirante de 52 anos trancada sozinha, vivendo em condições desumanas ao lado de dezenas de animais famintos e até mesmo corpos de cães e gatos em decomposição. A responsável pelo local, uma mulher de 40 anos, foi presa em flagrante.
O forte odor e o confinamento de diversos cães na garagem chamaram a atenção da guarnição na Rua Assunção. Como ninguém respondeu aos chamados no portão, os policiais olharam pela fresta e avistaram a cadeirante sozinha. Diante do risco iminente à segurança da mulher, a equipe invadiu o imóvel e se deparou com um cenário extremo de sujeira: cômodos inteiros cobertos por fezes, urina e vestígios de decomposição.
Animais mortos em sacos de lixo e cenário de horror
No total, as autoridades contabilizaram 24 animais vivos resistindo em meio à precariedade, sendo 22 cães (17 adultos e cinco filhotes) e dois gatos. O aspecto mais grave foi a localização de oito animais mortos — sete cães e um gato — escondidos em sacos de lixo em estágio avançado de putrefação.
A moradora de 40 anos e responsável pela casa chegou ao local durante a averiguação. Ela alegou aos policiais que precisou se ausentar por algumas horas para prestar assistência ao pai, que está gravemente enfermo, justificando que a rotina de cuidados hospitalares a impediu de realizar a limpeza do imóvel. Durante os procedimentos, a suspeita acabou sendo mordida por um dos cães.
Atendimento médico no local: Tanto a mulher que foi mordida quanto a cadeirante de 52 anos receberam os primeiros socorros de uma equipe do SAMU no próprio local, sendo constatado que nenhuma das duas precisava de encaminhamento ao hospital.
Mobilização da prefeitura e desfecho legal
A ocorrência mobilizou múltiplos setores públicos da região. A Prefeitura de Indaial foi acionada emergencialmente para fazer a remoção dos animais mortos. Paralelamente, equipes da Assistência Social e do setor municipal de Bem-Estar Animal acompanharam o caso para prestar o devido suporte à cadeirante e adotar as medidas administrativas cabíveis quanto aos bichos.
Os 24 animais sobreviventes foram retirados do ambiente insalubre e repassados temporariamente aos cuidados de um depositário fiel. A responsável pelo imóvel recebeu voz de prisão e foi conduzida imediatamente à Delegacia de Polícia Civil para a formalização dos procedimentos legais e criminais por abandono de incapaz e maus-tratos.