Fraude usando Uber pode roubar até seus dados de cartão de crédito

Fraude usando Uber pode roubar até seus dados de cartão de crédito
Foto: Divulgação

Friday, 18 May 2018

Hackers repaginam golpe usando o Uber no Brasil.

Uma campanha de phishing com um suposto desconto de R$ 100 nos serviços da Uber foi idenficada. O objetivo dos cibercriminosos é roubar dados pessoais e financeiros das vítimas, adverte a empresa de segurança da informação, Norton by Symantec.

Ao acessar o link disponibilizado no e-mail, a vítima é redirecionada para uma página na qual é induzida a cadastrar-se na Uber para receber o desconto. Ao clicar no botão de cadastro, o usuário é redirecionado para uma página com layout semelhante a da Uber, onde são requisitados dados como nome, CPF, telefone, além de informações do cartão de crédito.

"Este tipo de golpe não é novo, mas ver que uma campanha como essa continua afetando milhares de pessoas reforça a atenção que o usuário deve ter com promoções de empresas populares. Sempre desconfie de promoções muito vantajosas, principalmente se não for capaz de confirmar a procedência", afirma Nelson Barbosa, especialista em segurança da Norton.

Os consumidores acreditam estar seguros e protegidos online, porém os hackers têm provado o contrário, roubando US$ 172 bilhões de 978 milhões de consumidores em 20 países no último ano, de acordo com o Norton Cyber Security Insights Report 2017. "As pessoas estão se tornando mais confiantes a medida que vão ganhando experiência no mundo digital e acreditam correr baixo risco de se tornar vítima de crimes virtuais" finaliza Nelson.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE