Idoso morto no Spitz expõe estupidez da caça ilegal

Idoso morto no Spitz expõe estupidez da caça ilegal
Foto: DIC (Polícia Civil)

Wednesday, 11 July 2018

O homem foi munido com espingarda matar passarinhos e acabou morrendo, numa triste e lúgubre reviravolta irônica da vida.

O ser humano é uma criatura que não se emenda. Às vezes é difícil entender como chegamos ao domínio do planeta quando boiamos num mar de estupidez advinda do homem.

Na madrugada de ontem a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de homicídio dentro do Parque do Spitzkopf, no Progresso. Chegando lá, em companhia do Instituto Geral de Perícias (IGP) e com auxílio da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Ivo Herz (69 anos). A causa mortis teria sido alvejamento por arma de fogo.

A polícia ainda não recebeu o laudo necroscópico identificando a quantidade ou a direção dos tiros que mataram o idoso, mas já descarta que outra pessoa tenha matado propositalmente Ivo. O irmão da vítima deu depoimento confirmando que ambos estavam caçando passarinhos na região.

De acordo com o delegado Bruno Effori – um dos maiores nomes da Polícia Civil catarinense – o morto costumava praticar caça ilegal na região e seu irmão teria escondido a arma do crime com medo de ser preso por crime ambiental. A arma já foi apreendida em sua casa e já está em posse dos policiais. Lembrando que o Parque do Spitzkopf é uma reserva natural.

Ir à um local que é praticamente um santuário natural e deixar lixo pra trás já é de uma imbecilidade sem tamanho e ecologistas, como o famoso biólogo Lauro Bacca, certamente se reviram pensando nisso. Mas entrar no parque para matar passarinho? Isso é uma estupidez sem tamanho.

E ainda por cima a criatura leva uma espingarda e mata uma pessoa – que é muito diferente de um pássaro de todas as formas possíveis – provando que a burrice de ser humano pode ser ilimitada.

Caçar é um ato deplorável em qualquer lugar. Desde os botos exterminados por conta de um mito até elefantes que vão entrando em extinção na África por conta do crescente valor do marfim em suas presas. Se caçar faz essas pessoas sentirem mais hombridade, então porque eles não se voluntariam para ir à guerra em outros países caçar pessoas igualmente humanas e armadas? Ou então porque não travam uma luta com um leão ou tentam montar um touro sem armas ou acessórios? Só no braço. Porque não há hombridade nisso. Há Complexo de Inferioridade, necessidade de aprovação e uma tonelada de estupidez.

Desculpe não lamentar a morte dessa vítima, mas nesse caso o máximo que dá para sentir é vergonha alheia e decepção.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE