Multas por uso de celular cresce 167% no Brasil

Multas por uso de celular cresce 167% no Brasil
Foto: Imagem meramente ilustrativa

Tuesday, 04 September 2018

Desde 2016, o CTB passou de média a gravíssima as infrações por uso de celulares.

Segundo o Denatran, o número de multas para motoristas que usam celular ao volante no país foi de R$ 268,3 mil no primeiro semestre de 2018, um aumento de 167% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Uma pesquisa do Cesvi Brasil indica que, em média, o condutor fica quase três segundos sem olhar para a via quando usa o aparelho. Parece pouco, mas esse tempo é suficiente para causar acidentes graves, pois os motoristas não percebem a mudança repentina dos semáforos, freada mais brusca do carro à frente ou até mesmo invadem a faixa ao lado.

Além dos dados acima e de porta-vozes especialistas em educação de trânsito, também posso oferecer a gravação em um simulador de direção, o mesmo usado em auto-escolas. Desta forma poderíamos simular com o repórter o que aconteceria - caso ele estivesse usando celular ao volante.

Infrações passaram de médias a gravíssimas

Desde 2016, o CTB passou de média a gravíssima as infrações por uso de celulares. Com isso, o condutor recebe 7 pontos na CNH e paga multa de R$ 293,47. As leis mais severas até ajudam, mas alguns órgãos como o Denatran acreditam que investir na educação dos motoristas pode gerar mais conscientização e ajudar a reduzir o número de infrações.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE