Prefeitura faz contato com Governo do Estado para solicitar viaturas do Samu
Foto: DivulgaçãoTuesday, 02 October 2018
Das três ambulâncias do atendimento básico do município, duas estão na oficina.
A situação das ambulâncias do Samu de Blumenau preocupa a todos. A Prefeitura de Blumenau iniciou contato com o Governo do Estado para oficializar a solicitação de novos veículos de emergência. O Estado tem a responsabilidade pela troca das viaturas, e o município pela manutenção e profissionais. Ainda não há previsão para a vinda das ambulâncias.
Das três unidades de atendimento básico que o município dispõe, duas estão na oficina. Uma delas deve voltar a circular na próxima semana, e a outra tem um laudo que impede de voltar às ruas. O uso diário e constante, nas condições em que são expostas, faz com que as ambulâncias se deteriorem rapidamente, o que gera altos custos à Prefeitura. Para se ter ideia, a Administração Municipal gasta, por ano, cerca de R$ 2,3 milhões com manutenção.
Com o intuito de não comprometer o atendimento à população, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) disponibilizou uma viatura interna, usada para serviços da Atenção Básica, para suprir a falta da ambulância que não poderá mais ser utilizada.
Profissionais do Samu
Uma reunião entre a Secretaria de Administração e a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) será feita nesta quarta-feira, dia 3, para decidir se os profissionais do Samu que estão atualmente ociosos por falta de viatura serão realocados a outros serviços da Saúde municipal.