Blumenau recebe, pela primeira vez, a Caminhada pela Liberdade

Blumenau recebe, pela primeira vez, a Caminhada pela Liberdade
Foto: Divulgação

Tuesday, 16 October 2018

Organização global de combate ao tráfico humano reúne milhares de pessoas, em todo o mundo, para combater a escravidão moderna, no dia 20 de outubro.

Blumenau se unirá a outras cidades de mais de 50 países e neste dia 20 de outubro, sábado, receberá pela primeira vez a Caminhada pela Liberdade (Walk for Freedom). O evento é coordenado pela A21, uma organização global de combate ao tráfico humano e à escravidão moderna, com o objetivo de conscientizar as pessoas para a causa.
Cerca de 130 participantes caminharão silenciosamente em fila única, com camiseta preta, levando placas com frases de alerta à população. O percurso começará na Avenida Castelo Branco (Beira Rio), retornando pela rua XV de Novembro, até a Prefeitura. O início está previsto para às 10h15.

Centenas de caminhadas locais serão vistas no mundo todo, em mais de 450 cidades, no dia 20 de outubro, marchando pelo fim da escravidão moderna. Mundialmente, a indústria do tráfico humano lucra mais de 150 bilhões de dólares por ano e a cada 30 segundos alguém se torna um escravo. Infelizmente, menos de 1% dos traficantes são condenados e 99% das vítimas nunca são resgatadas.

A fundadora da A21, a australiana Christine Caine, acredita que, ao reunir milhares de pessoas por esta causa, conscientizando e arrecadando fundos, podem incentivar o resgate e a restauração dos seres humanos que estão sendo explorados. “Estamos convencidos de que se fizermos isso juntos, se continuarmos a aparecer, se formos persistentes, se continuarmos a crescer em força, número e coragem, poderemos ver a escravidão ser erradicada em nossa geração", enfatiza.

Brasil

No Brasil, o evento acontecerá simultaneamente em 14 cidades - Aracaju, Belém, Blumenau, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Uberlândia. Em Blumenau, a Caminhada pela Liberdade está sendo organizada pelo voluntário da Equipe A21 Brasil, Yuri Bett. Nesta terça-feira (16), às 15h, ele apresentará a causa e o projeto na tribuna livre da Câmara Municipal de Vereadores. "Nunca tivemos tantos escravos no mundo quanto nos dias de hoje. Queremos trazer consciência sobre o problema para a nossa cidade, alertar que o tráfico humano, apesar de silencioso, é muito expressivo e, dessa forma, tentar prevenir novos casos. Seremos vozes para essas pessoas", ressalta.

A21

A21 é uma organização global sem fins lucrativos, determinada a erradicar o tráfico humano por meio de conscientização, intervenção e assistência aos sobreviventes. Atualmente, com escritórios em 12 países, visa combater a escravidão moderna por meio de uma estratégia operacional e multidimensional: alcançar, resgatar e restaurar. A A21 realmente acredita que uma grande quantidade de vítimas pode ser identificada, resgatada e seus agressores levados à justiça por meio de parcerias e de esforços dos apoiadores em várias partes do mundo.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE