Bombeiros ganham app inédito para atendimento de surdos

Bombeiros ganham app inédito para atendimento de surdos
Foto: Divulgação

Wednesday, 02 October 2019

O aplicativo foi lançado em homenagem ao aniversário de 93 anos da corporação em Santa Catarina.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) apresentou, na manhã desta quinta-feira, 26, um aplicativo inédito para atendimento de surdos. O lançamento oficial, que teve a presença do governador Carlos Moisés, fez parte da solenidade de aniversário de 93 anos do CBMSC. A corporação é a primeira do país a ter uma ferramenta de acionamento de socorro para os surdos.

Na cerimônia, o governador destacou a importância do aplicativo SOS Surdo, que promove acessibilidade. “Esse processo de inclusão é muito importante para nós. É uma solução simples, que foi desenvolvida internamente e hoje pode salvar vidas. É fundamental o uso da tecnologia aliada à inovação. Assim nós inovamos e melhoramos a vida dos catarinenses”, frisou Carlos Moisés.

O aplicativo SOS Surdo foi elaborado pela Divisão de Tecnologia da Informação do CBMSC. O processo de desenvolvimento começou em um Hackathon, maratona de programação, em 2016. A solução, que apresenta as ocorrências em textos e vídeos na Língua Brasileira de Sinais (Libras), permite aos surdos acionarem as equipes de plantão. Como foi criada em software livre, com código aberto, é possível ser usada por outras corporações.

“Este é um momento importante para a história do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que mais uma vez cumpre sua missão: atender a comunidade sem medir esforços. Os bombeiros militares e comunitários agora passam por treinamentos na Língua Brasileira de Sinais, permitindo a proximidade e atendimento de qualidade para a comunidade surda”, destacou o comandante-geral, coronel BM Charles Alexandre Vieira.

O aplicativo gratuito é de uso exclusivo dos surdos, que devem preencher um pequeno cadastro ao abrir a ferramenta pela primeira vez com informações pessoais e endereço. O aplicativo também possui reconhecimento da localização do usuário. O SOS Surdo está disponível para download nos sistemas Android e iOS.

93 anos de história

Durante o evento, o comandante-geral reforçou os investimentos que estão feitos no Corpo de Bombeiros Militar, como o repasse de R$ 2,7 milhões para construção e reforma de quartéis e o reforço de 292 soldados, que serão chamados até os primeiros meses de 2020.

A cerimônia de aniversário de 93 anos da corporação, que ocorreu no Auditório do Complexo Administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis, também teve o lançamento do vídeo institucional e do livro “Emancipação – Imperativo Técnico. A obra foi escrita pelo coronel da reserva remunerada Milton Lazzaris, comandante-geral de honra da corporação, e relata os bastidores da emancipação da instituição, em 2003.

Participaram da cerimônia o comandante-geral da Polícia Militar e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, Araújo Gomes; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Koerich; o perito-geral do IGP/SC, Giovani Eduardo Adriano; o desembargador João Henrique Blasi, representando o Tribunal de Justiça de SC; o deputado Coronel Mocellin, representando a presidência da Assembleia Legislativa de SC, entre outras autoridades.  


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE