Oktober tem número recorde de furtos de celulares
Foto: ReproduçãoWednesday, 16 October 2019
Polícia Civil e Militar se unem à organização da festa para coibir a continuidade da prática desse crime.
A Oktoberfest desse ano está, novamente, alcançando recorde de público e sendo um grande sucesso. Contudo, um lado negativo têm sido os frequentes relatos de furto de celulares na festa.
A prefeitura e a Polícia Militar se reuniram para tentar entender como diminuir esses números. Nos seis primeiros dias de festa foram 172 boletins de ocorrência feito por pessoas que tiveram seus telefones roubados. E estamos falando apenas de quem registrou a ocorrência. Sabe-se que muitas vítimas simplesmente não notificam as autoridades policiais.
Foi o caso de um rapaz que teve dois celulares roubados em dois dias consecutivos.
Nesta edição a festa já recebeu 197 mil pessoas, mas o número de celulares furtados é quase quatro vezes maior do que o mesmo período do evento no ano passado, que contou com 85 ocorrências.
A polícia afirma que o maior problema, obviamente, é reconhecer os criminosos em meio a tantas pessoas. Os ladrões costumam cometer seus delitos e fugir imediatamente do Parque Vila Germânica para evitar o flagrante.
A organização está utilizando um sistema de reconhecimento facial com o qual já prendeu cinco pessoas com mandado de prisão em aberto. Dos punguistas, sete já tiveram os rostos identificados e podem responder a inquérito policial, bem como serão presos se tentarem passar novamente pelas catracas de acesso da festa.
Entretanto os policiais entendem a necessidade de ir além do reconhecimento e operações conjuntas entre as polícias Civil e Militar devem diminuir os crimes. As ações não foram divulgadas por motivos óbvios, mas sabe-se que haverá policiais à paisana andando pelos pavilhões, bem como o aumento de câmeras de segurança para facilitar a identificação dos criminosos.
Os furtos já denunciados serão investigados e, certamente, a Polícia Civil empregará sua conhecida competência na elucidação desse ato de covardia contra os visitantes da Oktober.
Preocupada em diminuir os riscos, a Polícia Militar dá algumas dicas para evitar os furtos:
- Andar com os pertences (incluindo celular) sempre no bolso da frente;
- Evitar que parte do aparelho fique para fora do bolso onde pode ser puxado;
- Evitar usá-lo enquanto estiver andando pela festa;
- Fazer ligações e fotografias, de preferência, em locais mais seguros;
- Deixar em casa objetos que deem volume aos bolsos, como a carteira;
- E levar apenas documentos de identificação, pagamento e chaves ao invés de bolsa.