Oktober mantém tradição de ser uma festa segura

Oktober mantém tradição de ser uma festa segura
Foto: Divulgação

Thursday, 17 October 2019

Reforços nas câmeras de segurança proporcionam conforto e tranqüilidade aos visitantes.

A Oktoberfest, a festa mais alemã das Américas, é famosa por manter tradições, entre elas, ser uma festa segura e da família. Neste ano, a tecnologia veio como aliada para garantir mais segurança e diversão para quem visita os pavilhões da Vila Germânica, em Blumenau. Mas manter a atenção nos pertences particulares segue sendo a melhor prevenção.

São mais de 120 câmeras que utilizam Inteligência Artificial e tecnologias inovadoras, como reconhecimento facial, contagem de pessoas e leitura de placas de veículos, instaladas em todas as entradas, pavilhões e arredores. A equipe de seguranças é composta por 270 agentes, além do reforço dos agentes das Polícias Civil e Militar, que vieram de outras cidades. Também ajudam a garantir a segurança da festa 70 brigadistas.

Ainda assim, o comportamento dos frequentadores para não se exporem a situações de risco durante a festa é um dos fatores mais importantes, alerta o presidente da Comissão de Segurança da Oktoberfest, Marcelo Schurbbe. “As pessoas precisam ficar atentas aos seus pertences e tomarem cuidado, principalmente com celulares em bolsos ou em cima das mesas, e com as bolsas abertas ou vulneráveis”. Schrubbe reforça que a Comissão e a Organização da festa seguem trabalhando para que os visitantes possam aproveitar a Oktoberfest com tranquilidade, conforto e segurança. 

Cuidando dos seus bens 

Manter a segurança das crianças também é importante e a KinderHaus ajuda a garantir que elas estejam identificadas, com pulseiras contendo nome e telefone de contato do responsável, para serem mais facilmente identificadas caso se desencontrem dos pais. O serviço gratuito é realizado nos portões de acesso, durante todos os dias da festa, por acadêmicos-voluntários da FURB.

Os guarda-volumes também são um serviço oferecido todos os dias na Oktoberfest que ajudam a garantir a segurança dos pertences dos visitantes. São dois pontos dispostos no Parque Vila Germânica, um no hall entre os setores 1 e 2 e outro próximo ao setor 3 e da área de segurança, que funcionam conforme os dias e horários da festa. O custo é de R$ 10,00 por volume, e pode ser pago em dinheiro ou cartão. 

Registro de ocorrências

Desde o início da 36ª Oktober, 178 boletins de ocorrência foram registrados, a maioria deles de furto de celular. No Parque Vila Germânica há uma delegacia de polícia civil móvel, localizada na área de segurança, próximo a entrada do Setor 3, onde o registro de furtos, roubos, perda de objetos ou outros atos lesivos, pode ser feito. O BO também pode ser feito na internet, on-line, 24 horas por dia, aqui.

Nos pavilhões da 36ª Oktoberfest ou durante os desfiles realizados na Rua XV de Novembro, é importante ter alguns cuidados e seguir dicas. Assim, seus pertences voltem para casa com você:

- Leve com você apenas o necessário. Deixe a carteira em casa e leve seu RG ou CNH, dinheiro e cartão de crédito/débito e seu Oktober Karte. Objetos volumosos nos bolsos chamam a atenção.
- Evite usar bolsa. Se não tiver outro jeito, prefira mantê-la na parte da frente do corpo, protegendo com o braço ou uma das mãos, e sempre fechada! 
- Foi direto para a festa e levou junto bolsas, casacos ou mochilas?! Deixe seus pertences no guarda volumes.
- Mantenha objetos pessoais e celulares nos bolsos da frente.
- Aparelhos de telefone celular são alvos fáceis de furtos.  Opte por usar o celular em locais mais tranquilos, evitando os espaços de grande concentração.
- Marque um ponto de referência com seu grupo para evitar se perder.
- Se presenciar uma briga, afaste-se e avise a segurança ou a PM.
- Em caso de perda de documentos ou roubo, faça um Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Civil. 
- Para chegar em segurança de volta em casa, combine um motorista da rodada, use transporte coletivo, volte de táxi ou com aplicativo de transporte.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE