PM e Seterb garantiram a segurança na Oktober

PM e Seterb garantiram a segurança na Oktober
Foto: Divulgação

Tuesday, 29 October 2019

Ações conjuntas foram realizadas em 18 dos 19 dias da festa.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) divulgou nesta segunda-feira, dia 28, o balanço das operações de trânsito realizadas durante a Oktoberfest Blumenau. Em parceria com a Polícia Militar, foram realizadas ações em diversos pontos da cidade.

Enquanto a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) ficou responsável pela operação do trânsito na região do Parque Vila Germânica e também com a fiscalização nas vias que levam às saídas da cidade, a Polícia Militar realizou operações nas demais regiões do município.

Somadas as operações, foram realizadas ações em 18 dos 19 dias de festa. A Polícia Militar realizou 39 remoções,  flagrou 23 motoristas embriagados, além de cumprir três mandados de prisão e cinco termos circunstanciados por posse de entorpecentes.

"Muito embora a festa seja voltada para o consumo de chope, os motoristas em sua grande parte respeitaram a legislação e usaram mais os táxis e aplicativos de transporte, o que para nós foi um avanço em aspectos culturais. Mas ainda somos compelidos a manter a fiscalização em razão da minoria, que insiste em beber e dirigir”, relata o Tenente Coronel Jeferson Schmidt, comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar.

Já a Guarda Municipal de Trânsito flagrou oito motoristas embriagados, 11 dirigindo sem habilitação, cinco com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa e 16 com a CNH vencida. Além disso, foram 25 veículos não licenciados e um carro com o kit GNV irregular.

“Durante a edição deste ano notamos que a população de uma forma geral está mais consciente em relação à combinação de direção e bebida”, avalia o secretário de Trânsito e Transportes, Marcelo Schrubbe. Ainda segundo o secretário, parte desta mudança de atitude da população é devida a atuação do Seterb e da própria PM durante o ano, com fiscalizações e ações de conscientização.

Ações dentro da festa
Em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, o Seterb atuou também dentro do Parque Vila Germânica durante os 19 dias de festa. Com o objetivo de alertar o público sobre a perigosa mistura entre álcool e direção, o projeto Vila Segura realizava gratuitamente o teste com o bafômetro educativo para as pessoas verificarem se estavam aptas a dirigir.

Antes de cada desfile, que ocorreu na Rua 15 de Novembro, a Escola Pública de Trânsito, juntamente com voluntários, distribuiu materiais e orientava os presentes, além de reforçar a importância da utilização de meios alternativos de transporte quando ocorre o consumo de bebida alcoólica.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE