Brasil participa do maior congresso contra as drogas da América Latina

Brasil participa do maior congresso contra as drogas da América Latina
Foto: Divulgação

Tuesday, 10 December 2019

Durante o evento, o Ministério da Cidadania firmou um acordo de cooperação técnica com a Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP).

O Ministério da Cidadania discutiu as melhores práticas de como reduzir e prevenir o consumo de drogas com países da América Latina e com representantes da sociedade civil. De quarta-feira a sábado, em Águas de Lindóia, São Paulo, o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, participou do maior encontro do setor na região -- o 6° Congresso Internacional Freemind 2019.

Com o lema 'Perder o futuro seria uma droga', o evento reuniu especialistas, gestores, profissionais e voluntários que atuam na prevenção e no tratamento a dependentes químicos no continente. O objetivo do encontro foi discutir e avaliar os efeitos nocivos das substâncias psicoativas na vida da população.

Para o secretário Quirino Cordeiro, investir na prevenção às drogas é menos oneroso e garante um resultado positivo para a sociedade com o passar dos anos.

A produção de pesquisas mais aprofundadas pela Academia, que reforcem a necessidade de redução da demanda de drogas, também foi uma necessidade apontada pelo secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas.

Durante o evento, o Ministério da Cidadania firmou um acordo de cooperação técnica com a Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP). A parceria prevê a realização de pesquisas e capacitações sobre prevenção e tratamento de dependentes químicos. A vice-diretora global da instituição, Lívia Edegger, destacou a parceria.

De acordo com o organizador do Freemind, Paulo Martelli, é a primeira vez que um governo trabalha tão próximo às entidades que atuam na prevenção às drogas.

O secretário do Ministério da Cidadania ainda participou de uma série de encontros possibilitados pelo evento em São Paulo. Quirino Cordeiro teve a oportunidade de descrever as ações que o governo federal vem desempenhando neste ano, entre elas a implementação da Nova Política sobre Drogas e os efeitos da nova Lei sobre Drogas no País.

Foram realizados encontros com representantes dos Narcóticos Anônimos, com integrantes da Marcha da Família contra as Drogas, com o Colegiado dos Presidentes Estaduais de Políticas sobre Drogas, e com o Consórcio de Universidades e com a Coalizão Comunitária Antidrogas (CADCA). O secretário também participou de painéis sobre comunidades terapêuticas, sobre a comunicação de evidências científicas que apoiem na prevenção às drogas; e contra a legalização das drogas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE