Cuidado com idosos
Foto: ReproduçãoWednesday, 19 April 2017
O Corpo de Bombeiros dá preciosas dicas para que cuidemos cada vez mais de quem tanto já cuidou de nós.
Acidentes com idosos são comuns, principalmente em casa e muitas vezes com consequências graves e, até fatais. Quanto mais avançada for a idade, maior a chance dos acidentes acontecerem já que os músculos perdem a elasticidade, os reflexos neurológicos ficam lentos, os ossos mais frágeis, a visão e a audição prejudicadas, as tonturas e desequilíbrios ocorrem com mais frequência, além dos efeitos de medicamentos.
A população idosa mundial está aumentando e exigindo mais cuidados e atenção, seja no sentido preventivo como no atendimento diferenciado, além da importância de campanhas de esclarecimentos, já que a maioria das famílias tem ao menos um idoso em casa.
- A cama do idoso deve ter uma altura entre 50 e 55 centímetros, para que possa firmar bem os pés antes de se levantar;
- Os interruptores precisam ficar próximos à cama ao alcance da pessoa para que ela não tenha que se levantar no escuro;
- O piso ou os tapetes devem ser antiderrapantes;
- As barras de apoio no vaso e no box são fundamentais;
- Os degraus devem ser substituídos por rampas; se não for possível, as escadas precisam ter corrimão e proteção antiderrapante;
- Os móveis devem ter cantos arredondados;
- As prateleiras não devem ser muito altas ou muito baixas para evitar que a pessoa tenha que se esticar ou abaixar para pegar algo.
- Bancos ou cadeiras articuladas para banho
Vale lembrar que alguns idosos ficam sozinhos em casa, assim é importante ter um telefone sempre ao alcance da pessoa, seja próximo a cama ou em qualquer lugar de fácil acesso, pois em caso de emergência ele conseguirá pedir ajuda.