Bombeiro Militar de Xanxerê sedia evento internacional de cães de busca

Bombeiro Militar de Xanxerê sedia evento internacional de cães de busca
Foto: Ewerton Oliveira

Friday, 28 April 2017

As provas aos cães se dividem em duas áreas: busca e obediência. Nas provas de busca, os cães devem encontrar determinado número de vítimas em determinado intervalo de tempo e espaço.

Até sábado, 29, bombeiros brasileiros e de outros dois países da América do Sul, que trabalham com cães de busca e resgate, estão reunidos em Xanxerê, no Oeste, para a 9° prova de Certificação Internacional de Cães de Busca e Resgate. Os cachorros são submetidos a testes para obter a certificação internacional e, assim, estarem aptos a atuarem em ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas, podendo inclusive, serem acionados para ocorrências em outros países. O evento começou na manhã desta quinta-feira, 27, no Centro de Referências de Desastres Urbanos de Xanxerê. 

As provas aos cães se dividem em duas áreas: busca e obediência. Nas provas de busca, os cães devem encontrar determinado número de vítimas em determinado intervalo de tempo e espaço. O maior desafio é a localização de 10 vítimas, as quais permanecem, muitas vezes, em locais de difícil acesso, simulando situações de soterramento ou escombros de edificações colapsadas, num tempo máximo de 30 minutos. Já nas provas de obediência, os cães devem obedecer aos comandos dos guias, demonstrando que as ações estão condicionadas ao treinador, agindo mediante comandos e não instintivamente. “Se conseguirem cumprir o que está disposto nas provas, entendemos que os cães estão aptos a apresentarem o mesmo desempenho em situações reais,” explica o major BM Walter Parizotto, comandante interino do 14° BBM e coordenador do evento.

>>> Imagens na galeria de fotos

A organização é feita em parceria com a Organização Internacional de Cães de Busca. No encerramento, de sábado, haverá a inauguração do Memorial de Cães de Busca e Resgate, uma homenagem do Corpo de Bombeiros aos cinotécnicos brasileiros e aos cães que, em parceria com os bombeiros, também tem a missão de salvar vidas.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE