PM e PC realizam operação contra organizações criminosas

PM e PC realizam operação contra organizações criminosas
Foto: Polícia Militar

Wednesday, 30 September 2020

A ação é resultado de seis meses de investigação em um trabalho conjunto em que foram somadas as informações e juntado o material probatório enviado ao Judiciário.

A Polícia Militar de Santa Catarina, em uma ação conjunta com a Polícia Civil, realizou na manhã desta terça-feira (29), a operação denominada de “Free Hills”, que faz referência aos cumes que são encontrados ao longo do território do Morro do Mocotó, na área central de Florianópolis.

A Justiça expediu 42 mandados de busca e apreensão e 34 mandados de prisão. Foram cumpridos 25 mandados de prisão e houve também três prisões em flagrante, totalizando 28 pessoas presas. Houve ainda apreensão de maconha, cocaína e ecstasy, além de dinheiro, celulares, fogos de artifícios e outros materiais.

A ação é resultado de seis meses de investigação em um trabalho conjunto em que foram somadas as informações e juntado o material probatório enviado ao Judiciário. A operação mobilizou cerca de 150 policiais militares e civis.

Foram realizados diversos monitoramentos, incursões e abordagens. As investigações apontaram indícios da prática dos crimes de tráfico de drogas, porte de armas de fogo e de integrar organizações criminosas por ao menos 34 suspeitos, sendo que também surgiram suspeitas sobre cerca de 40 imóveis que poderiam estar sendo utilizados pelos criminosos para armazenamento de drogas, armas, objetos ilícitos e documentos sobre os fatos criminosos.

O local sofre há anos com a ação de traficantes que se aproveitam da localização urbana e geográfica da comunidade para explorarem o tráfico de drogas na região. Somente neste ano, vários confrontos armados e enfrentamentos ocorreram com as forças de segurança, além de ter sido frequentemente observada a flagrante prática do crime de tráfico de drogas e de porte de armas de fogo por suspeitos.

Após as análises sobre as diligências que foram realizadas pelo 4º BPM e pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM) as representações de buscas e apreensões dos imóveis suspeitos e de prisões temporárias contra os principais investigados foram judicializadas, as quais foram deferidas pelo Juízo da Vara Regional Metropolitana de Florianópolis, após manifestação da 39ª Promotoria de Justiça.

A operação “Free Hills” contou com a participação dos Batalhões da 1ª e 11ª Região da Polícia Militar, além do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar, que também envolve as suas Unidades Especializadas, além das Unidades da Polícia da Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis, das Delegacias Especializadas da Capital, do K-9 (Canil) e da CORE da Polícia Civil. Os trabalhos estão sendo coordenados pelo Setor de Inteligência do 4º Batalhão de Polícia Militar e pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (DECRIM).


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE