PM participa de treinamento integrado em Tubarão

PM participa de treinamento integrado em Tubarão
Foto: Divulgação

Thursday, 01 October 2020

O objetivo é preparar as agências de resposta para atuarem em situações de desastres naturais.

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou nesta quarta-feira, 30, do 4º Exercício de Ajuda Humanitária (EAH) em Tubarão. A ação, que teve início às 8h, também contou com o efetivo do Exército Brasileiro (EB), Defesa Civil do Estado (DCSC), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Departamento de Administração Prisional (Deap).

Estiveram presentes no ato, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, e também o comandante da 8ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Jefer Francisco Fernandes.

Na oportunidade, foram realizadas diversas operações simuladas, como por exemplo, evacuação em presídio e controle de distúrbio civil. Importante destacar que diversas modalidades de policiamento foram utilizadas durante o treinamento.

"O exercício foi um sucesso e tudo ocorreu dentro da normalidade", comentou o comandante da 8ª RPM, coronel Jefer.

O 4° EAH, que é coordenado pelo EB e pela DCSC, ocorre entre os dias 28 de setembro a 2 de outubro. O objetivo é preparar as agências de resposta para atuarem em situações de desastres naturais.

Ações Humanitárias

A PMSC atuou em inúmeras ações humanitárias em catástrofes naturais em nosso Estado, como as enchentes em Tubarão em 1974, em Blumenau em 1982, no furacão Catarina em 2005, na grande enchente do vale do Itajaí em 2008 e no incidente químico na cidade de São Francisco do Sul no ano de 2013.

Nessas eventualidades as unidades locais, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental e unidades especializadas, são as primeiras a serem acionadas para o socorro e segurança devido as suas particularidades instrumentais, capacidade humana instalada e localização. A partir de 2009, iniciaram-se estudos no comando-geral da instituição com vistas a um projeto para implantação do Programa de Ajuda Humanitária, que hoje conta com equipamentos adquiridos e policiais treinados para emprego nesses eventos.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE