Oficial da PMSC conclui Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Oficial da PMSC conclui Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia
Foto: Polícia Militar

Wednesday, 09 December 2020

A turma “Antártica, Novos Horizontes” contou com 84 estagiários, entre civis, militares e militares de Forças Auxiliares.

A turma 2020 do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), da Escola Superior de Guerra (ESG), foi diplomada no dia 1º de dezembro, no campus Rio de Janeiro, em cerimônia presidida pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo. Em meio aos formandos, destaque para o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

“O que marcou essa turma foi a adversidade e a superação. Foi um ano muito difícil. A Covid-19 impôs barreiras, restrições e perdas, mas rapidamente os corpos docente e discente conseguiram progredir da melhor forma possível”, destacou o ministro.

A turma “Antártica, Novos Horizontes” contou com 84 estagiários, entre civis, militares e militares de Forças Auxiliares, e teve como patrono o Comandante Ferraz, em homenagem ao seu importante legado. O coronel de Comunicações Luis Pablo Guimpel, do Exército da Argentina, realizou o agradecimento em nome dos formandos. Nesta edição, o CAEPE contou com três militares estrangeiros, sendo um do Paquistão, um dos Estados Unidos e um da Argentina.

 

“Nos bancos da ESG já sentaram presidentes da República, ministros, senadores, profissionais de diversas áreas responsáveis pela elaboração de políticas públicas e estratégias para o crescimento do Brasil, como profissionais da base industrial de Defesa, além dos comandantes das Forças Armadas. Apenas tês militares estaduais concluíram o CAEPE 2020, um coronel da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), um coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso (CBMMT)  e um coronel da PMSC, o que representa o rigor no processo seletivo”, destacou o coronel Pelozato.

“O sentimento e o orgulho de poder representar nossa quase bicentenária PMSC, em tão renomada Escola de Guerra, é indescritível e de um valor inestimável, vislumbrando a aplicação do conhecimento na assessoria de alto nível, possibilitando um salto de qualidade no planejamento estratégico da PMSC, principalmente na área operacional, vislumbrando o recrudescimento da criminalidade”, avaliou.

Ao discursar, a oradora da turma, procuradora Federal Lucila Carvalho Medeiros da Rocha, lembrou os momentos vividos e os desafios impostos neste ano atípico de aprendizado, devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus. “Nunca perdemos a certeza de que era preciso continuar, concluindo o curso com uma carga horária superior à planejada. “Desde o dia 17 de fevereiro, quando aqui chegamos, nos deparamos com o desafio de estudar os rumos da nação inspirados por aqueles que nos antecederam. Ao descortinar novos horizontes, nos defrontamos com a gigante capacidade de superação desse país-continente”, disse.

Já o comandante da ESG, almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, parabenizou os concluintes e ressaltou a importância do curso para o futuro de cada um dos formandos. “O CAEPE tem contribuído significativamente para a qualificação daqueles que exercem ou exercerão os dons estratégicos. É uma ferramenta utilizada para facilitar o processo de tomada de decisão”, garantiu.

Os diplomas de conclusão foram entregues aos formados pelas autoridades integrantes da mesa de honra: o ministro da Defesa, general de Exército Fernando Azevedo e Silva; o comandante da ESG, almirante de esquadra Wladmilson Borges de Aguiar; o subcomandante da ESG, major-brigadeiro do ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior; e o subcomandante nomeado da ESG, major-brigadeiro do ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto.

A placa da turma foi descerrada pelo ministro da Defesa e pelo contra-almirante fuzileiro naval Taulois, representante da turma.

Na véspera da formatura, dia 30 de novembro, foi celebrado um culto ecumênico pela conclusão do curso. Os estagiários também eternizaram seu legado na Escola, plantando uma muda de árvore no jardim da ESG.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE