10º BPM comemora 34 anos de fundação

10º BPM comemora 34 anos de fundação
Foto: Divulgação

Tuesday, 09 March 2021

No ano de 1968, foi instalado o serviço de Radiopatrulha, estando a unidade subordinada ao 1º BPM, com sede em Itajaí.

Neste sábado, 6, o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) completa 34 anos de sua fundação na cidade de Blumenau. Neste ano, em virtude da pandemia da Covid-19, não foi realizada a solenidade de aniversário por questões de segurança.

Desde o período colonial, a Polícia Militar já se fazia presente em Blumenau. Inicialmente, em 1848, com oito soldados da Companhia de Pedestres instalados em Belchior (hoje pertencente ao município de Gaspar). No ano de 1968, foi instalado o serviço de Radiopatrulha, estando a unidade subordinada ao 1º BPM, com sede em Itajaí. Só então no dia 6 de março de 1987 foi criado o 10º BPM, passando a ter como área de atuação 12 municípios, pertencentes à região do médio vale do Itajaí.

Em 2017, a unidade passou por uma importante reestruturação funcional, sendo definido o município de Blumenau como área exclusiva de atuação, por meio da Companhia de Patrulhamento Tático (CPT), composta pelas equipes do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), Canil e a Companhia de Radiopatrulhamento, composta pelas equipes de Radiopatrulha, Bike Patrulha e Policiamento Ostensivo de Trânsito.

 

Ao longo desses 34 anos, como se percebe, muito se conquistou e evoluiu. Atualmente, o batalhão conta com efetivo de 212 policiais e é comandado pelo tenente-coronel Cleber Pires, estando subordinado à 7ª Região de Polícia Militar (RPM). Logo quando tudo voltar à normalidade, a unidade retomará sua rotina de ações de integração com a comunidade.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE