GMT registra 10 acidentes com vítimas neste fim de semana

GMT registra 10 acidentes com vítimas neste fim de semana
Foto: Divulgação

Monday, 05 April 2021

Já nas abordagens em relação ao descumprimento das medidas restritivas, nenhum estabelecimento foi interditado nesse feriado de Páscoa.

Desde o dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Seterb), retomou as fiscalizações de trânsito com os cinturões noturnos. As ações são desenvolvidas todos os dias pela Guarda Municipal de Trânsito (GMT), em vias de ligação entre os bairros de Blumenau. Desde sexta-feira, dia 2 de abril, até o último domingo, dia 4, 520 condutores foram abordados em diversos pontos do município. Nessas fiscalizações, 408 motoristas foram submetidos ao teste de alcoolemia, sendo que sete condutores apontaram positivo para embriaguez ao volante.

No mesmo período foram registrados no município 18 acidentes, sendo 10 com gravidade. Estas ocorrências resultaram em sete vítimas que precisaram receber atendimento médico no local ou tiveram que ser encaminhadas para hospitais da cidade.

O número de condutores que tiveram o teste de alcoolemia positivo neste fim de semana caiu 41,6% se comparado ao mesmo período da semana passada, quando 12 pessoas foram abordadas dirigindo sob efeito de álcool. A GMT alerta que este tipo de infração gera multa de R$ 2.934,70, relativo ao valor da multa gravíssima. Além disso, dirigir embriagado também gera suspensão da carteira de habilitação (CNH) por 12 meses, já que é uma das infrações classificadas como autossuspensivas.

Forças de segurança fazem 16 abordagens no feriado de Páscoa, mas não há interdições

As forças de segurança do município mantiveram durante o feriado de Páscoa as ações de fiscalização, visando respeitar as medidas restritivas impostas pelo Decreto nº 1.218, do Governo do Estado, que estabelece restrições durante o fim de semana. Desde o dia 19 de fevereiro, a força-tarefa fez 442 abordagens, sendo 18 estabelecimentos interditados por descumprirem o regramento com as restrições estabelecidas para regiões que estão no nível gravíssimo na Matriz de Risco.

Neste feriado, desde a quinta-feira, dia 1º de abril, foram feitas 16 abordagens, sendo 6 delas em bares ou lanchonetes, duas abordagens em igrejas e 8 em particulares. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Defesa Civil e envolve equipes da Vigilância Sanitária, da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), da Policia Militar, da Policia Civil e do Corpo de Bombeiros. Ao todo, mais 40 profissionais estão atuando nos bairros da cidade.

Denúncias

Durante a operação, a população também pode registrar denúncias relacionadas a casos de aglomeração em estabelecimentos, por meio do telefone 199, da Defesa Civil e 190 da Policia Militar. Até a manhã de domingo, dia 4 de abril, a central de telefone 199 recebeu 960 ligações.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE