IGP lança site para localizar pessoas desaparecidas

IGP lança site para localizar pessoas desaparecidas
Foto: Divulgação

Thursday, 10 June 2021

Qualquer pessoa pode ser identificada por meio de perícia.

A Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública começou nesta terça-feira, 25. O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) participa da iniciativa com diversas ações, entre elas, o lançamento do site do programa Conecta. Com ele, a perícia catarinense poderá se aproximar da população para localizar pessoas desaparecidas.

O site contém todas as informações necessárias para que os familiares de pessoas desaparecidas possam aderir ao programa e realizar seu cadastro, com o passo a passo de como contribuir com DNA que fará parte do Banco Nacional de Perfis Genéticos.

As orientações do site do Conecta explicam detalhadamente como o familiar deve proceder desde o desaparecimento até o comparecimento no IGP para a coleta do material genético. A captação desse material é um procedimento simples para o familiar, mas muito importante.

“Trazer esta informação de fácil acesso e entendimento é um grande projeto realizado pelas equipes dos Institutos de Análises Forenses, Médico-Legal e Identificação Civil e Criminal do IGP. Santa Catarina tem se mostrado pioneira em muitos trabalhos relacionados a este tema e isso se deve, além dos investimentos na área, à expertise técnica dos profissionais da Perícia. Esperamos que o site seja um facilitador para que muitas famílias que procuram por seus parentes tenham finalmente uma resposta”, destaca o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Após a finalização da campanha, o serviço continuará sendo prestado continuadamente pelo site do Conecta. Moradores de outras cidades podem se cadastrar conforme as instruções do portal e serão contatados para agendamento.

Programa Conecta

O Conecta é um programa integrado e multidisciplinar para identificar vítimas através de dados obtidos de seus familiares e da utilização de ferramentas de Antropologia Forense, Odontologia Legal, Genética Forense e Representação Facial Humana.

Coletas em Santa Catarina

Referente à participação de Santa Catarina na Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, os familiares deverão agendar atendimento no site do Conecta. Em Florianópolis, a coleta do material genético dos familiares será de 14 a 18 de junho.

Ocorrerá também uma interiorização do Conecta no dia D, 16 de junho, com ação simultânea de captação de familiares nas unidades do IGP de Lages, Joinville, Criciúma e Chapecó. Nessas unidades, além da coleta de materiais biológicos dos familiares, ocorrerá a entrevista antropológica (para conhecer melhor os detalhes das características de uma pessoa) e o programa de progressão de idade (que simula as mudanças na fisionomia com o passar do tempo). Também haverá ação conjunta com a Polícia Federal em Florianópolis e Dionísio Cerqueira.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE