Mulher usa sinal internacional para pedir socorro em Criciúma

Mulher usa sinal internacional para pedir socorro em Criciúma
Foto: Polícia Militar

Wednesday, 30 March 2022

Trata-se de um X - geralmente na cor vermelha - desenhado na mão e mostrado para quem pode trazer alguma ajuda para a vítima.

Na noite de sábado, 26, a Polícia Militar (PM) socorreu uma mulher que solicitou ajuda desenhando um “X” na mão e mostrou em uma lanchonete no bairro São Luiz, em Criciúma. O símbolo é um sinal de alerta contra agressões a mulher.

A orientação funcionou, a mulher discretamente mostrou o sinal para o atendente da lanchonete, que entendeu a mensagem e acionou a PM. Uma guarnição deslocou rapidamente ao local, juntamente com os policiais da Rede Catarina, especializada em atendimentos de proteção à mulher, prestaram todo o atendimento psicológico e necessário à vítima, como também foi ofertado a ela o botão do pânico.

Na oportunidade, o homem foi preso no local e encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Criciúma. O envolvido já possuía diversas passagens policiais no Rio Grande do Sul, sendo algumas delas de violência doméstica e descumprimento de medida protetiva.

A PM orienta as mulheres vítimas de violência doméstica a utilizarem o "sinal vermelho contra a violência" para pedir ajuda, caso não consigam manifestar isso de outra forma. O sinal, conhecido internacionalmente como um pedido de socorro voltado para mulheres que sofrem agressões, salvando vidas diariamente ao redor do mundo.

Trata-se de um X - geralmente na cor vermelha - desenhado na mão e mostrado para quem pode trazer alguma ajuda para a vítima.

O Programa Sinal Vermelho teve como inspiração algumas experiências na Europa sendo incentivado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2020 por conta da pandemia, passando o programa a ter status de lei com a entrada em vigor da Lei 14.188/2021.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE