Vice-governador participa da solenidade de promoção dos Bombeiros

Vice-governador participa da solenidade de promoção dos Bombeiros
Foto: Divulgação

Wednesday, 14 June 2017

O CBMSC possui 90 anos de história, e há 14 anos comemora a emancipação institucional da Corporação, que deixou assim, de ser parte integrante da Polícia Militar de Santa Catarina.

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, acompanhado dos secretários da Casa Civil, Nelson Serpa, e de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, participou, nesta terça-feira,13, da solenidade em comemoração aos 14 anos de emancipação institucional do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), e de promoção de praças e oficiais. “Hoje os Bombeiros Militares de Santa Catarina comemoram sua independência e autonomia, fato que ocorreu em 2003, quando o então governador Luiz Henrique da Silveira, e eu, que também exercia o cargo de vice-governador, tivemos a oportunidade de conceder a emancipação a essa Corporação”, destacou Moreira.

O CBMSC possui 90 anos de história, e há 14 anos comemora a emancipação institucional da Corporação, que deixou assim, de ser parte integrante da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

O comandante-Geral do CBMSC, Onir Mocellin, enfatizou o apoio do Governo do Estado para que a instituição esteja preparada e equipada adequadamente para o atendimento dos catarinenses. “Tivemos significativos investimentos do Governo do Estado para aquisição de viaturas operacionais e equipamentos, quanto na reposição de efetivos, com uma recente autorização para a inclusão de 300 novos Bombeiros Militares. Com tais investimentos e um efetivo qualificado e motivado, tivemos um salto de qualidade”.

De acordo com comandante o CBMSC o uso da tecnologia deu total possibilidade de colocar em dia todas as análises de projetos e vistorias no Estado, fazendo com que nos últimos cinco anos a Corporação aumentasse em mais de 100% na área de prevenção contra incêndio. Passando de 148 mil procedimentos em 2012, para 313 em 2016. No atendimento as ocorrências, no último ano, foram realizadas 194 mil socorros, colocando o Bombeiro Militar de Santa Catarina em primeiro lugar no Brasil, com a média anual de 201 atendimentos por bombeiro, 60 a mais do que o segundo colocado. “Tais resultados somente foram possíveis com o apoio do Governo do Estado que nos proporcionou condições de trabalho, remuneração digna e progressão na carreira, por meio do dos cursos de formação de cabo, sargento e oficiais mantendo assim a motivação do efetivo”.   

Durante a solenidade, ocorreram atos de promoção das carreiras de oficiais e praças, além das entregas de medalhas para autoridades e civis pelo trabalho desempenhado em parceria com a instituição. Foram 12 praças e 10 oficiais de todas as regiões do Estado. O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa, e o de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, foram agraciados com a medalha em comemoração aos 90 anos da Corporação.

“Tenho orgulho de participar desta solenidade que me agraciou com a medalha comemorativa aos 90 anos de Bombeiro Militar, além de promover 12 praças e 10 oficiais em todo Estado, por mérito de serviço prestado aos catarinenses. Todo meu reconhecimento e admiração a vocês que garantem atendimento de alta qualidade, com dedicação, eficiência, e que nunca desistem quando o intuito é de minimizar sofrimento e salvar vidas”, finalizou o vice-governador.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE