Policiais recebem treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar

Policiais recebem treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar
Foto: Polícia Militar

Friday, 10 June 2022

Ao todo, foram mais de 200 policiais no treinamento.

Na tarde de quarta-feira, 8, foi realizada na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, o treinamento de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH/Tático) para os alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS).

Participaram da instrução 220 policiais que foram capacitados com atividades teóricas e práticas. O curso tem como objetivo habilitar os militares na execução de técnicas de combate e resgate durante ocorrências policias com confronto armado e policiais vitimados.

Durante a capacitação, os policiais passaram por cinco oficinas, sendo elas aplicação de torniquete, preenchimento de feridas e aplicação de bandagem israelense, desobstrução de vias aéreas e manutenção de respiração e evacuação e técnicas de colocação de feridos em viaturas terrestres e aéreas.

A coordenadora da disciplina da APH Tático do CFS, Capitão Médica Ariana , destacou que “os militares são a primeira força do estado a estar numa área de fogo cruzado, conhecida como zona vermelha, onde terão que fazer o auto-atendimento e/ou atendimento ao parceiro, num ferimento por arma de fogo. Posteriormente terão que fazer uma extricação até a uma área abrigada (zona amarela), onde iniciarão a sequência do protocolo MARCHH. Após terão que realizar a evacuação até a uma ambulância/ viatura ou aeronave, onde estarão os socorristas com suporte avançado”.

O curso seguiu o protocolo de atendimento MARCHH (M - Hemorragia massiva, A - Vias Aéreas, R - Respiração, C - Circulação, H - Hipotermia e H - Trauma em Cabeça), em conjunto com o protocolo TCCC (Tactical Combat Casualty Care) adotado pelas forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Organização das Nações Unidas (ONU), Exército Brasileiro e Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Estiveram ministrando as instruções diversos policiais da Diretoria de Saúde e Promoção Social, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Companhia de Policiamento com Cães, Tático, APMT  e do Batalhão de Aviação de Polícia Militar (BAPM).


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE