iFood: conheça o golpe da confirmação de número na entrega

iFood: conheça o golpe da confirmação de número na entrega
Foto: Divulgação

Thursday, 04 August 2022

Motoboy finge estar perdido, pede telefone de cliente e fica com a comida.

Não são raros os relatos de golpes durante a entrega de comida em aplicativos de delivery. Para inibir a ação ilegal, o iFood criou um mecanismo que utiliza um código de verificação para confirmar a entrega. O problema é que os números que confirmam o recebimento são os quatro últimos do celular cadastrado na plataforma. E esse não é um dado tão difícil de conseguir.

Relatos nas redes sociais contam que o entregador confirma na plataforma a entrega de um lanche, sem realizar sem que ele tenha realmente levado. Isso pode causar prejuízos financeiros para os consumidores.

Em uma postagem do Twitter um consumidor diz que o entregador da encomenda afirmou estar perdido, para solicitar que fosse enviada, através WhatsApp, a localização do destino. O problema é que, ao enviar mensagem para a pessoa, é possível checar o número do telefone e realizar a confirmação de entrega.

Na imagem publicada na rede social é possível ver a troca de mensagens. "Oi, boa tarde. Não sou daqui. Envia essa tua localização no número *, pois fica mais fácil pra encontrar", falou o suposto entregador. Sem desconfiar, o consumidor fez o que foi solicitado. Resultado? Não recebeu o lanche.

O iFood informou ao jornal Extra que está em contato com o cliente. A companhia diz ainda que o caso já foi esclarecido. "A empresa repudia desvios de conduta, sejam consumidores, estabelecimentos ou entregadores. A plataforma também mantém comunicações a fim de orientar clientes e parceiros sobre golpes e reitera que possui um time interno especializado e dedicado para acompanhamento de atividades suspeitas em todo o país".


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE