PM deflagra a operação 'Sétimo Mandamento' em Blumenau

PM deflagra a operação 'Sétimo Mandamento' em Blumenau
Foto: Divulgação (Polícia Militar de Blumenau)

Tuesday, 04 July 2017

Cinco criminosos foram presos e um faleceu durante o confronto contra a guarnição.

No início do último fim de semana foi deflagrada a operação "Sétimo Mandamento", um trabalho em conjunto realizado entre o 1° e o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM), com apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Guarnição Especial de Curitibanos (GECt) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Houve troca de tiros entre policiais e acusados, um envolvido veio a óbito e cinco foram presos. A ação também resultou na apreensão de diversas armas de fogo, munições e demais objetos usados em crimes.

A operação tinha como alvo uma associação criminosa voltada a crimes de furto e roubo a agências bancárias e carros fortes na região do Vale do Itajaí e Planalto Catarinense. A força tarefa montada identificou uma possível ação dos autores no município de Santa Cecília.

Com o apoio do Bope foi montada uma operação para proteção de possíveis alvos, reforço das instalações policiais da área e prisão dos envolvidos nos crimes. Em determinado momento, os veículos, já identificados como sendo os utilizados pelos autores, seguiram sentido litoral pela BR 470.

No Km 125 da BR 470, município de Ibirama, os veículos e um caminhão foram abordados por policiais militares do Bope. O motorista do caminhão não obedeceu a ordem de parada, e acabou colocando em risco outros veículos que circulavam. Ao parar o veículo, o condutor abriu a porta e atravessou a via trocando tiros com a guarnição, e veio a óbito no local.

No baú do caminhão foram localizadas diversas armas de fogo, como pistolas, espingardas e uma submetralhadora, além de miguelitos (pregos entrelaçados para furar pneus), explosivos, coletes balísticos e acessórios utilizados para arrombamento de caixas eletrônicos.

No veículo foram abordados dois homens em posse de duas pistolas 9mm. O veículo utilizado como batedor foi abordado no município de Blumenau por guarnições de área, onde foram localizados mais dois autores.

Foram apreendidas cinco toucas balaclava, cinco coletes balísticos, três espingardas calibre 12, uma submetralhadora 9mm, quatro pistolas, 30 munições calibre 12, 196 munições de pistola, duas emulsões encartuchadas, três artefatos explosivos improvisados, 10 espoletas, dois rádios comunicadores, um kit Roni, duas barras de aço, seis celulares, 17 miguelitos, estopim,163 reais em espécie e três veículos.

Em continuidade às investigações, a guarnição do 1° Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) foi até a residência de outro suspeito, localizada em Itajaí, onde foram localizados quatro carregadores de fuzil calibre 5.56 e 16 munições do mesmo calibre e um carregador alongado de pistola 9mm.


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE