Exposição celebra 40 anos da Galeria Municipal de Arte

Exposição celebra 40 anos da Galeria Municipal de Arte
Foto: Divulgação

Tuesday, 04 July 2017

Fundação Cultural reúne obras do MAB para marcar as quatro décadas do espaço.

A exposição comemorativa aos 40 anos da criação da Galeria Municipal de Arte de Blumenau será aberta ao público em clima festivo nesta quinta-feira, dia 6, às 19h. A iniciativa faz parte da programação da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Um recorte no tempo traz para exposição um grupo de obras que participaram de eventos acolhidos pela galeria. Na noite de abertura, o público poderá conversar com artistas e acompanhar apresentações musicais. Também estão previstos os lançamentos de dois livros e um coquetel. A entrada é gratuita.

Ao longo dos 40 anos, foram centenas os artistas que passaram pela galeria. A gerente do MAB, Mia Ávila, comenta que as celebrações seguirão com outros agendamentos de exposições e ações que contarão essa história, prestando homenagem aos seus autores.

A Galeria Municipal de Arte de Blumenau foi criada pelo Decreto nº 1.060 em 30 de junho de 1977. Era mantida pela Fundação Casa Dr. Blumenau. Funcionou até fevereiro de 1979 na Rua República Argentina, 18. Em março daquele ano, foi transferida para uma residência localizada na Rua Ângelo Dias, 139, onde foi possível destinar o andar superior do prédio para a galeria e o andar térreo para a Escolinha de Artes de Blumenau.

No início da década de 1980, passa a funcionar na Rua XV de Novembro, 161, onde hoje está instalada a Fundação Cultural de Blumenau. Em 16 de março de 2006, a FCBlu confere a uma das salas da Galeria Municipal de Arte o nome do artista plástico Alberto Luz.

“Ao longo de seus 40 anos a proposta da Galeria tem se fundamentado principalmente no acolhimento de exposições e valores artísticos da mais alta relevância, tendo passado por ela centenas de artistas”, assegura Mia Ávila.

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 6 de julho, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 27 de agosto. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Exposições:
Clarice e eu (Rosina de Franceschi)
O mundo que cabe nas pupilas (Cássia Aresta)
Sim (Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona)
40 anos da Galeria Municipal de Arte (obras do acervo)

Lançamento de livros:
"Conversas do Imaginário Popular", da escritora Vilma Mafra
"Meu singular é plural", da escritora Teca Mascarenhas

Instalação:
Ciclos do Grupo Barbotina

Música:
Mostra de Gambiarras Instrumentais: Alexandre Venera e Ricardo Rigo demonstram com seus instrumentos sons alternativos
Banda Municipal de Blumenau 

Texto: Sérgio Antonello


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE