Museu de Arte expõe pinturas inspiradas em Clarice Lispector

Museu de Arte expõe pinturas inspiradas em Clarice Lispector
Foto: Divulgação

Wednesday, 05 July 2017

'Clarice e Eu' reúne quadros inspirados feitos pela artista Rosina de Franceschi.

A série de pinturas Clarice e Eu é uma das atrações da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público nesta quinta-feira, dia 6, às 19h, na Fundação Cultural. Na noite festiva, o público poderá conversar com artistas e acompanhar apresentações musicais. Além dos lançamentos de livros, o público também será brindado com um coquetel. A entrada é gratuita.

A exposição foi elaborada aos poucos enquanto leituras das obras de Clarice Lispector iam invadindo os pensamentos da autora Rosina de Franceschi. Ela diz que a leitura da escritora mexeu com as memórias. “Nesta série eu conto um pouco de mim e de tantos que me cercam. Aqui eu dialogo metaforicamente em cores, formas e frases, inspirada e sintonizada aos sentimentos e escritas recorrentes de Clarice Lispector”, comenta a autora.

Clarice Lispector é uma escritora premiada, que usava de metáforas para escrever e questionar sobre os sentimentos, as contradições do amor e da dor. “Com este enfoque, concebi esta série de pinturas que foram expostas na Irlanda em 2014”, conta Rosina. “Em linguagem figurativo-abstratas e cores ora análogas ora opostas, eu faço uso de técnica mista sobre lona, onde aparecem sutilmente formas humanas em ambientes tomados de vazios e de gente, tão contraditórios como é a vida humana. Em meio a essas formas escrevo difusamente frases desconexas e fragmentadas numa trama de Clarice e Eu”, explica.

A Artista
Rosina é artista plástica visual com formação em Arte e Mestrado em Educação, expõe profissionalmente desde 1980, sendo sua primeira exposição coletiva na Galeria Municipal de Arte, local em que retorna com esta mostra Clarice e Eu. Possui em seu currículo mais de 300 exposições coletivas, individuais e instalações, sendo estas sempre uma extensão do seu trabalho e de suas motivações na relação com a pintura. Seus trabalhos já foram vistos em exposições no Exterior, como Irlanda, Inglaterra, Itália, Argentina e Uruguai. Possui também sete premiações em diversas cidades brasileiras, sendo a primeira, em 1995, no 4º Salão de Artes Cidade de Itajaí - 1° lugar. Tem publicações em revistas e anuários nacionais.

Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: Quinta-feira, dia 6
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 27 de agosto. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Atrações da noite
Exposições:
Clarice e eu (Rosina de Franceschi)
O mundo que cabe nas pupilas (Cássia Aresta)
Sim (Daniela Antonelli e Tatiana Dalla Bona)
40 anos da Galeria Municipal de Arte (obras do acervo)

Lançamento de livros:
"Conversas do Imaginário Popular", da escritora Vilma Mafra
"Meu singular é plural", da escritora Teca Mascarenhas

Instalação:
Ciclos do Grupo Barbotina

Música:
Mostra de Gambiarras Instrumentais: Alexandre Venera e Ricardo Rigo demonstram com seus instrumentos sons alternativos
Banda Municipal de Blumenau 

Texto: Sérgio Antonello 


>> SOBRE O AUTOR

Redação

>> COMPARTILHE