Setor hoteleiro de Brasília tem ocupação de até 95%
Foto: DivulgaçãoMonday, 02 January 2023
Entidades do segmento registraram quase ocupação máxima nos hotéis da capital brasileira.
Atraindo turistas do Brasil inteiro e até do exterior, o réveillon e a posse do presidente eleito, Luís Inácio Lula da Silva, ocasionaram na lotação máxima do setor hoteleiro de Brasília. Dados do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SINDHOBAR) apontaram a marca de 95% de ocupação das hospedagens entre os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro.
A posse contou com a participação de pelo menos 17 delegações e estados de chefes mundiais como Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Equador, Espanha (com a presença do rei Felipe VI), Guiana, Guiné-Bissau, Paraguai, Portugal, Suriname, Timor Leste, Uruguai e Zimbábue.
E não foi só a virada do ano e a posse do presidente que impulsionaram o setor hoteleiro da capital federal. Um levantamento dos buscador Kayak registrou uma alta de 646% na procura por hotéis em Brasília durante os dias 31 de outubro a 28 de novembro.
Esses dados marcam a recuperação do período pós-pandemia, já que a ocupação de hotéis voltou a crescer depois de maio de 2021. De acordo com o Panorama da Hotelaria Brasileira da Resorts Brasil, em 2021 os hotéis totalizaram apenas 48% de ocupação.
AEREO
O setor de transportes também registrou grande movimentação nesses últimos dias. O aeroporto Juscelino Kubitschek estimou receber cerca de um milhão e trezentos mil passageiros durante o mês de dezembro, com um aumento de cinco por cento maior que o ano de 2021. Entre São Paulo e Rio de Janeiro, Brasília ocupa o terceiro lugar como uma das capitais mais procuradas por estrangeiros para viajar durante as férias de julho.
PONTOS TURÍSTICOS
Brasília é conhecida pelos desenhos de Lúcio Costa e pela arquitetura de Oscar Niemeyer, a capital possui o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília como principais pontos turísticos. A cidade abriga a pluralidade dos sotaques do Brasil e cores dos ipês como rosa, roxo e o amarelo que florescem entre junho e julho e estampam a cidade.